Colosso-Abrasive Peace



E assim nasce um pequeno monstro.
Os nacionais Colosso estreiam-se este ano com o seu primeiro album Abrasive Peace, trata-se de um projeto criado pelo Max Tome musico associado a BlackSwan e Under Fetid Corpses que aqui se junta a nada mais nada menos que Dirk Verbeuren, musico de renome com um passado que fala por si, senão vejamos Scarve, Soilwork, Devin Townsend, Aborted são algumas das bandas por onde emprestou a sua clase.
E assim está dado o mote para a meia hora de Metal que se ouve no album, onde o duo percorre de uma maneira demolidora aquilo que mais se pratica nos dias de hoje dentro daquilo que se julgarmente se poderá chamar de Extreme Metal.
Não, aqui não vão encontrar as tendencias absurdas de 90% das bandas nacionais em tentarem ser mais uns clones de Lamb of God e coisas do tipo, aqui aposta-se em criar algo diferente e que não caia facilmente no esquecimento e com resultados mais que satisfatorios.
À primeira vista ou melhor escuta isto poderá soar como um aborto saido de Behemoth atual (sem aqueles truques de estudio e a forma como se vocifera aqui lembra um pouco os tiques do Nergal), Meshuggah (curiosamente o titulo do proximo album destes é Koloss) e Hate Eternal, alias parecem-me ser as referencias mais obvias, mas a forma como este projeto consegue captar o espirito bruto dessas bandas e molda-lo a sua maneira é algo bastante bem conseguido.
Soa extremo, muito extremo e os temas e principalmente a instrumentalização fazem crer que os musicos sabem muito bem os terrenos onde se movem, e as ligeiras associações a uns Fear Factory, SYL ou até mesmo Ulcerate ou The Amenta ao longo do album criam aquele efeito estranho de estarmos a ser espancados com que sai das colunas, ouçam por exemplo a faixa que fecha o album Unplugged From The World só para dar um exemplo do que estou a dizer, alias a propria forma como os temas estão dispersos ao longo do album resulta bastante bem encaixando o puzzle e as suas partes mais eletronicas vs extremismo num autentico mural sonico que nos remete um pouco para a loucura que o senhor Devin Townsend aplica nos seus registos mais demoniacos.
Já tinha gostado bastante do tema de avanço do album, embora ainda em fase embrionaria, mas depois de ouvir o album fiquei ainda mais surpreendido com o resultado final.
Death-Metal moderno, cheio, poderoso, com toques de sci-fi pelo meio mas que não vai deixar ninguem indiferente, pelo menos eu não fiquei, excelente surpresa mesmo.
Já agora se estiverem interessados o album pode ser descarregado gratuitamente no site do projeto, basta para isso seguirem este link: http://www.colossometal.com/abrasivepeace/

Sem comentários: