Celeste-Nihiliste(s)


E pronto acho que está na altura de mostrar aquele que para mim é o album do ano.
São franceses,é incrivel a quantidade de boas bandas que surgem daquele pais neste momento dos mais variados estilos dentro do Metal,seja ele BM,DM,Drone ou Sludge.
Nomes como DsO,Blut Aus Nord,Gojira,Monarch,Overmars ou estes Celeste acho que formam uma linha avançada que poucos paises conseguem ter isto falando em termos de criatividade e albuns que conseguem criar um impacto brutal em quem os ouve,mas vamos ao que interessa o album Nihiliste(s) desta banda de Lyon.
Primeiro o som imagem as guitarras de uma banda de BM mais moderna(sei lá por vezes isto lembra-me BaN noutras DsO, e outras Secrets Of The Moon misturado com aqueles espasmos a la Meshuggah),depois a voz rasgada/gritada vinda do Sludge misturada com algo meio BM.
Já está?
Agora misturem isso tudo e adicionem uma sonoridade brutal e gelida,em que em vez dos tais momentos planantes que costumo mencionar e calmos tudo se transforma mas com a mesma aura viajante o som das guitarras afinadas quase ao maximo mandando cá para fora um som completamente hipnotico e com o efeito de deixar o ouvinte quase em trance e num estado meio agoniante.
Lembra-me um pouco a fase mais agreste de um The Beyond(que adoro) embora bem mais raivosa e não tanto pensadora como no caso dos suecos misturada com aquele BM mais envolvente.
E estes franceses adicionam um certo sabor obscuro a musica que talvez poucas bandas consigam fazer sentir nos dias de hoje.
È uma banda que conheci a meses mas é daquelas que guardo para mim,tipo tesouro so meu adorei o album anterior mas neste as coisas atinguem um nivel de intensidade brutal e com um efeito que há muito não sentia ao ouvir uma banda recentemente descoberta,embora existam casos em que isso acontece mas não como a euforia que se apoderou de mim quando ouvi este espantoso album.
O album chama-se Nihiliste(s),e eles podem não acreditar em nada mas eu muito sinceramente acredito muito nestes rapazes,porque isto está muito além e pronto a explodir a qualquer altura.
Só mais uma coisa o album é gratis e podem fazer o download aqui

Sem comentários: