Moonspell-Night Eternal


A noite é eterna?
Talvez seja,mas existem uns pontinhos de luz que sobressaem um pouco no meio da escuridão.
È notorio que o ultimo album de Moonspell veio dar um lufada de ar fresco á sonoridade da banda e este novo album vem comprovar essa ideia.
Se o Memorial foi o que foi este Night Eternal segue exactamente o mesmo rumo,alias existem aqui temas que parecem saidos de lá.
Ou melhor se juntassemos os dois albuns e se escolhessem 9/10 temas a dedo certamente sairia aqui um album daqueles...intemporais.
E digo isto porque na minha opinião este novo trabalho deles sofre do mesmo mal do anterior,existem alguns altos e baixos.
Temas tipicamente Moonspell que contrastam com outros que vão buscar algumas influencias(desnecessarias diga-se) a algumas bandas hollywoodescas nordicas,principalmente a nivel instrumental.
A voz do FR continua na corda bamba não ata nem desata mas consegue ter o tal efeito que os faz sobressair um misto de irritante com porreiro,alias tambem sempre foi assim.
Existem aqui algumas passagens cantadas que dão a ideia que ele tem tido algumas ajudas para colocar melhor a voz nos temas.
Trabalho de estudio ou aulas não sei,mas é a ideia que fico alias já no anterior album tinha ficado com essa sensação.
O album tem o selo Moonspelliano espalhado ao longo dos 9 temas.
O já habitual tema "eroticoradiofriendly" está lá,as passagens epicas do Paixão tambem,os solos cada vez mais trabalhos do Ricardo existem em abundancia embora em alguns temas se tenha uma certa sensação de deja vú.
O album acaba por fluir bem o pior é que começa a soar um pouco cansativo ao fim de algumas escutas e é aqui que entra a tal parte que falei em cima que acaba por transformar um pouco as coisas.
Existem bons temas,mas existem outros que estão ali meio a encher, demasiado pomposos diria, a ideia até nem é má,mas soariam melhor se em vez dessa pomposidade tivessem um sentido mais epico,acho que ficariam muito mais interessantes.
Talvez seja este o rumo certo da banda depois de algumas andanças meio bizarras aqui há uns anos,estes ultimos 2 trabalhos deles talvez os fizessem ver as coisas de outra forma.
Misturam o Gotico com o Metal que os deu a conhecer com o seu toque caracteristico e por isso ouvem-se temas como o fofo "Dreamer(Lucifer and Lilith)" e o tema titulo,dois temas completamente opostos,mas sem duvida do melhor que aqui se ouve juntamente com o estranho "Spring of Rage" este cortesia do Ricardo.
È um album para fans de Moonspell,mas pouco mais e ainda não é este que me vai fazer dizer WOW existe sempre alguma coisa que não encaixa muito bem...embora finalmente a influencia Bathory seja mais visivel em alguns momentos....mas a luz não entra...
Talvez a noite seja mesmo eterna,não sei.....

Sem comentários: