1000 Funerals-Portrait of a Dream


Provavelmente o ultimo país que imaginarão associado á corrente Doom/Death Metal seja o Irão,mas se eu vos dizer que estão redondamente enganados.
Ok,pode parecer estranho,ainda mais estando a falar de um país muito em voga nos dias de hoje por diversas razões embora nenhuma delas se deva a motivos musicais,alias até deve ser um pouco complicado sobreviver num país tão agarrado a uma religião nada tolerante.
Ainda mais o é quando se mete estas duas correntes sonoras ao barulho,sempre associadas a um certo gosto pela parte maldita da vida humana.
Mas vamos ao que interessa.
Como disse esta banda de nome 1000 Funerals vem de Teerão capital iraniana e segue a correnteza lenta e profunda do Doom/Death de contornos fantasmagoricos e ambientais misturados com temas que versam sobre a desilusão, a perda,o amor e o desgosto mundano.
Assemelham-se um pouco ao que nomes como Shape of Despair/Catacombs e afins fazem embora aqui as mãos tremulas se movam mais na parte ambiental cortesia da teclista Pixy do que no poder funerario e brutal da banda finlandesa.
Alias estas partes acabam por se o grande trunfo do album,muitissimo envolvente e soturno o suficiente para que a tristeza melancolica da banda se apodere do nosso corpo.
Se gostam das partes tetricas dos nacionais Desire vão certamente adorar estas passagens sejam elas as mais classicas seja quando se tentam criar outros instrumentos sonoros a partir delas ainda mais quando misturadas com a voz do vocalista da banda de nome Undertaker acabam por tem um efeito brutal nos temas.
Apesar da lentidão morbida que o homem dá aos temas consegue criar bons momentos nos quais se misturam beleza e tristeza com algo meio oceanico e relaxante profundamente solitario e doloroso.
A banda apenas lançou este album datado já de 2005 mas que merece ser descoberto por quem gosta desta sonoridade.
È que isto é digno de algumas bandas miticas do genero.
Terminaram devido a problemas pessoais que envolveram a teclista,mas deixam aqui um album que se fosse lançado por uma banda finlandesa certamente seria motivo de muita frase...só é pena uma coisa a capa já que se trata de uma adopção de uma imagem presente num trabalho de Cradle of Filth neste caso o Vempire,mas pronto tirando esse pequeno deslize nada a dizer....apenas pena pelo fim e ainda mais pena se tem depois de por isto a tocar.
http://rapidshare.com/files/110025904/1000_Funerals_-_Portrait_Of_A_Dream__2005__by_brendo333.rar.html

Sem comentários: