Esoteric-The Maniacal Vale


Acho que tá na altura.
São o nome maior da actual cena Doom/Death,uma longa carreira penosa e lenta como os temas que criam.
Se olharmos para trás os 14 anos e para os 5 albuns chega-se a conclusão que existe tempo mais que suficiente para se criar e recriar ideias que acabaram por os tornar numa das bandas mais geniais alguma vez surgidas da fria Inglaterra dentro do universo Doom.
Dignos sucessores da trilogia Doomica inglesa,a unica diferença é que esses nomes acabaram um pouco por fugir do rebanho e Esoteric manteu-se fiel aquilo que esteve na base da sua criação.
Com maiores ou menores influencias externas nunca abandonaram aquela negritude que tanto lhes fica bem,alias pensado melhor essas influencias levaram foi uma cobertura de tons bem pretos para encaixarem naquele rio de lava que se vai ouvindo á medida que se ouvem os albuns.
Este novo album é daqueles que parecem que nos engolem,mas em vez de morrermos logo somos lentamente consumidos dentro e fora.
Divido em dois discos com o tempo superior a 50 minutos, o que se ouve aqui é triste,tragico,monumental e de certa maneira filosofico e alucinogenico já que das muitas perguntas surgem e poucas respostas são encontradas e aquelas que são encontradas são de alguma maneira diferentes.
Mais virado para som organico e com algumas passagens que nos levam a pensar se os estamos a ouvir realmente já que são algo diferentes daquilo que costumam a fazer a banda consegue criar um dos albuns mais brutais que há memoria dentro do estilo e para isso basta ouvir alguns momentos como o que acontece a partir do minuto 7 da faixa "The Order Of Destinity"a brutal faixa "The Circle"(um dos melhores temas que ouvi este ano) ou em algumas passagens no meio daquele oceano sonoro.
È longo, muito longo mas acaba por ser um album que para além de o considerar perfeito e o melhor registo deles até agora é magico no qual a beleza se mistura com o horror e é tudo pintado em tons vulcanicos como sugere a capa do album acabando por nos deixar queimaduras tanto na pele como na alma.
Isto é uma daquelas coisas coisas que com o tempo se tornarão classicos e disso não tenho a minina duvida mas até lá:
"I can´t control them,but they control me".
Brutal.
http://www.megaupload.com/pt/?d=3GP7KTNR

Sem comentários: