1349-Revelations of the Black Flame


No ano de 1349 o norte da Europa era atacado pela Peste Negra,em 09 parece que uma nuvem negra se prepara para exterminar o resto...
Para já esquecam os albuns anteriores da banda do Frost e do Ravn, porque o que vão ouvir em seguida é algo que vão estranhar mas que depois acredito que irão entranhar.
Não que as diferenças sejam assim tão drasticas,bem secalhar até são mesmo, mas na minha opinião este novo trabalho de 1349 é algo que merece ser ouvido.
Primeiro adicionaram uma atmosfera tremendamente sinistra as musicas deixando um pouco de lado aquela furia que os caracterizava,acabando por mutanizar um pouco o som da banda.
Não, ainda não perderam aquela paixão algo desfocada por Slayer, alias quando ouvimos o riff inicial da primeira faixa (Invocation) parece tudo normal,mas depois é que se começam a notar as tais coisas estranhas.
Uma sonoridade muito inspirada em Thorns/Satyricon é o que se segue tanto na parte final da "Invocation" como excelente "Serpentine Sibilance" em que o Frost e companhia fazem um tributo bastante interessante ao BM criado por algumas bandas norueguesas mais á frente enquanto em faixas como a "Maggot Fetus...Teeth Like Thorns" fazem exactamente o mesmo mas ao contrario e aquelas bandas mais atrás,se é que me faço entender.
Alguns interludios atmosfericos vão-se elevando pelo album adentro acabando por tornar o ambiente ainda mais negro e macabro o que na minha opinião ainda engrandece mais o registo tornando-o claustrofobico e penoso.
E por falar em claustrofobico uma das grandes surpresas aqui é a cover de Pink Floyd em que a banda consegue dar um toque completamente necrotwistedmindfuck á musica sendo uma das que mais me prazer dá em ouvir quase tanto como a muitissimo boa "Uncreation", embora esta tenha um inicio algo First Prayer de DsO sem os cantigos mas com a mesma melodia de guitarra e com clima bastante irreligioso.
Para mim este album é uma grande surpresa, porque como disse pega naquilo que de mais interessante foi feito nos ultimos anos dentro do BM e acrescenta-lhe um toque digamos mais apelativo ao publico que não esteja familiarizado com outros generos aqui degolados.
Bem vistas as coisas o que este album faz é uma especie de autopsia musical,retirando varios bocados de carne podre para criar um novo monstro,coberto de peste negra é certo mas com um sorriso assustador e com umas mãos que nos agarram o pescoço logo á primeira.
Album muito bom mesmo e o melhor que já fizeram até hoje na minha opinião muito decadente e doentio é certo,mas para uma banda de BM não se pede outra coisa.
Aprovadissimo.
http://rapidshare.com/files/232513161/13by_keepers_of_metal_up_j.leite.rar

Sem comentários: