Panopticon - Collapse



Apesar da aparente ligação ao estilo surgem cada vez mais bandas com base no BM mais arcaico mas com uma inspiração algo divagante daquilo que inicialmente se esperaria para o estilo.
São cada vez mais as bandas que usam e abusam de inspirações algo estranhas e as encaixam com alguns padrões basicos do genero.
Os norte americanos Panopticon são mais um bom exemplo desse universo já que conseguem encaixar bocados de anarquismo,niilismo e paganismo ao seu BM de tendencia algo retro.
O album anterior desta banda de um só membro foi algo que me apanhou completamente de surpresa pela maneira como se juntavam as inspirições que falei em cima com uma sonoridade virada para o PBM acabando por ter resultos muito satisfatorios e acima da media daquilo que se vai criando actualmente dentro do estilo.
Neste novo album,apesar de não ser na minha opinião tão WOOW como o primeiro album consegue ter alguns pontos de interesse.
Primeiro a simbiose que o lider A. desta vez consegue fazer com a musicalidade americana juntando-a com elementos de Post viajante e BM de tendencias marcadamente Viking Metal(pelo menos a nivel sonoro),conseguindo desta forma um resultado no minimo original e interessante.
Desde o Country que finaliza a enormissima "The Death of Baldur and the Coming War",passando pela excelente faixa que é a tempestade "Aptrgangr" em que se fica com a ideia que se algum dia os Mogwai por exemplo fizerem um album de extremismos poderá soará desta forma.
Mas nem só de experiencias usuais actualmente vive este Collapse as duas faixas finais são autenticas descargas brutais, marcadamente USBM é certo,mas que tanto percorrem caminhos filosoficos como entram sem medo no paganismo escandinavo,tanto a "Merkstave" como a ultima musica "Idavoll" são a prova disso mesmo.
Acredito que seja uma descoberta brutal para quem desconhece a banda ou se interessa pela nova vaga (cada vez mais usada e abusada) que começou a invadir certos dominios do BM actual.
Isto vale mesmo muito a pena descobrir é um album um bocado complexo,araico por vezes e viajante onde ás primeiras escutas poderá não ter os efeitos desejados,mas se forem descobrindo o que se passa aqui vão encontrar um imensa fonte de criatividade das melhores que andam dentro do Post BM actualmente.
http://rapidshare.com/files/234914635/Panopticon_-_2009_-_Collapse.rar

Sem comentários: