Glorior Belli-Meet Us at the Southern Sign


Antes de mais quero dizer que a Candlelight este ano está a lançar trabalhos que me estão a surpreender bastante e o novo album dos franceses Glorior Belli está ai para provar que não estou errado.
Depois de um surpreendente album para a Southern Lord em que a banda conseguiu juntar dois universos distintos de um forma bastante interessante,com resultados muito bons, chega agora até nós mais um trabalho que mantem os mesmos traços musicais mas com um toque ainda mais sulista que vai ainda mais longe dentro daquilo que começaram a criar no Manifesting the Raging Beast.
O que temos ao longo destas 11 faixas é uma autentica viagem luciferina por entres pantanos e campos de algodão onde a luz ofusca a escuridão abrindo algumas encruzilhadas que nos aparecem pelo caminho.
Quando se começa a ouvir a Once in a Blood Red Moon, musica que abre o album,somos enganados porque aqueles sons dissonantes com ambiente algo ortodoxo que se ouvem criam uma sensação de musicalidade á lá Blut Aus Nord.
Mas se nesta faixa se fica meio sem saber o que se passou aqui a faixa seguinte vem explica-lo de uma forma bem bruta.
BM, rapido e cru como só eles sabem criar,ficando-se com a sensação que a partir daqui para a frente é sempre a desbravar terreno.
Pois bem,de certa maneira até é mas o que se dizer de uma faixa como a surpreendente "There is But One Light" ou da ainda mais surpreendente "In Every Grief-Stricken Blues"?
Voltamos ao inicio do texto,lembram-se da tal junção de universos distintos que comecaram a ganhar forma no MTRB que falei em cima?
Pois bem agora imagem uma daquelas bandas da cena de Nova Orleães,adicionem ambientes dissonantes e misturem tudo com um estranhissimo sabor a countryrock.
Antes de sorrirem ouçam.
Nota-se que a banda soube mais uma vez encaixar e ir mais longe no que diz respeito á criação musical já que a maneira como a banda por vezes junta BM dissonante com Sludge/Stoner abrasivo é espinhosa,mas ao mesmo tempo não compromente em nada a identidade da banda apenas e só a torna mais interessante na minha opinião.
Liricamente continua a ser um album "Luminoso", se me faço entender,temas como o "The Blazing Darkness (Of Luciferian Skies)" dizem tudo sobre a tematica aqui exposta.
Para além das faixas mais estranhas que aqui fui descrevendo convem salientar que existem aqui momentos como a "Fivefold Thought" ou a "Fires of the Sitra Ahra"(aqui é Dissection meets Stoner) que são do melhor já feito pela banda.
Para finalizar o texto,li há uns tempos uma entrevista da banda onde o Infestvvs dizia ter como bandas inspiradoras actualmente nomes como Dissection,Pantera e Alice In Chains.
Pois bem acho que o gajo conseguiu juntar neste Meet Us at the Southern Sign esses três monstros da musica extrema com o universo Glorior Belli.
Resultado?
-Vast forms, that move absurdly to a discordant melody-
Muito bom.
http://rapidshare.com/files/235018868/GB-_MUAThSS.__2009_.rar

Sem comentários: