Katharsis-Fourth Reich

Novo album dos alemães Katharsis.
Depois de um split com AntaeuS que ficou um pouco aquem daquilo que se esperaria esta banda germanica reaparece de novo para mostrar que continua a ser uma das que melhor cria BM actualmente.
Depois de varios splits e alguns albuns marcantes como o 666 ou o VVorldVVithoutEnd chega agora até nós o novo Fourth Reich.
Neste album continua-se a destilar BM malefico á boa maneira de uns Darkthrone ou Mayhem,alias acho que este album consegue o enorme feito de captar aquele clima tão carismatico do Live in Leipzig.
Mesmo criado em estudio ao contrario do album dos noruegueses o que temos aqui é quase um tributo aquilo que o Dead e o falecido Euronymous conseguiram transmitir nesse concerto.
Basta ouvir com alguma atenção o trabalho de guitarra e a voz do Drakh para se chegar lá.
Já seria mais que interessante este ponto para se escutar este trabalho,mas ainda existe mais, adicionam algumas partes mais melodicas,coros brutais como o que se ouve a finalizar o disco(Sinn Koronation) que considero um dos melhores momentos que ouvi nos ultimos tempos dentro do BM mais ortodoxo e uma faixa no meio que em vez de quebrar o album o realça ainda mais ficando-se com a ideia que isto se divide em duas partes.
A primeira mais intensa,crúa e directa que engloba as faixas So Nail The Hearts (BRUTAL esta musica), Eucharistick Funereal e a Reckoning que assaltam com uma furia tremendamente violenta os nossos sentidos e uma segunda de apenas dois temas Emeralde Graves e a Sinn Koronation que apenas vem pegar o resto que sobrou do nosso corpo para o arrastar para dentro de uma gruta escura seguindo-se um qualquer ritual macabro.
Os ambiente que falei em cima consegue adensar ainda mais o suspense final, chega a ser arrepiante ouvir este album no meio da escuridão/solidão.
Um tremendo album de uma banda que merece todo o culto que chama até si,goste-se ou não acho que este album é um marco que poderá ficar gravado a ferro quente na carne de todos os que o ouvirem nos proximos tempos,sem duvida um dos mais arrasadores dentro do estilo que ouvi nos ultimos meses.
Para terminar e um pouco fugindo á review do Fourth Reich o proximo album de Corpus Christii poderá soar desta forma, já que tambem se encontram aqui algumas semelhanças, indirectas é certo, com aquilo que o NH idealizou para os seus trabalhos mais recentes pelo menos a nivel sonoro/vocal,quem sabe se não seria um caminho a seguir depois da trilogia.
http://rapidshare.com/files/234100660/Katharsis_2009_by_Thou_Art_Schwarz.rar
Pass: bunalti.com

1 comentário:

PHBZ disse...

Ainda é muito recente para se afirmar alguma coisa mas... desde que lhe peguei, até ao dia de hoje, acho que é dos melhores álbuns de BM dos últimos 20 anos. Eu, colocando-o lado a lado com pérolas que foram lançadas nos 90, acho que está ao mesmo nível.