Minsk - With Echoes In The Movement Of Stone

A descoberta/influencia que Neurosis teve nos ultimos anos dentro da musica continua a dar os seus frutos.
Quer se goste ou não daquilo que é criado pela banda californiana é inegavel que nos dias de hoje continuam a ser um nome com enorme peso quando se fala de musica extrema e ainda mais o é, quando de repente bandas dos mais variados estilos tentam captar um pouco aqueles ambientes apocalipticos que o Kelly e companhia criam.
E se muitos tentam apenas a copia simples muitas vezes sem sucesso outros como o caso de Minsk conseguem criar autenticos monumentos sonoros.
Depois de dois albuns e de o vocalista S.Parker se ter tornado numa especie de guru da cena enquanto produtor chega agora até nós o 3 album da banda e que album meninos e meninas.
Neste novo With Echoes In The Movement Of Stone o que nós é oferecido é um autentico cocktail molotov que nos explode na mente.
Depois de uma tentativa um pouco perigosa de adocicar a musica no album anterior um pouco mal sucedida na minha opinião,ao contrario de muita gente por ai, neste novo registo volta-se novamente aqueles ambientes que me deixaram completamente KO do primeiro album.
Não que seja uma especie de parte II do "Out of..." já que aqui existem algumas ideias usadas no segundo album se bem que desta vez as coisas sejam bem mais negras e dissonantes e não tão viradas para a exprimentação.
A nivel instrumental acho que é sem duvida o mais intenso que fizeram até hoje ainda se nota por vezes a tal neuroambiencia embora a capacidade da banda em transformar esses momentos em algo pessoal é de facto algo fascinante e conseguido por muitas poucas bandas.
Desde momentos quase neo folk de uma "Means to an End",passando por uma especie de Stones From The Sky misturada com Darkspace da musica que abre o album a brutal "Three Moons" e acabando numa fantastica musica chamada "Requiem: From Substance to Silence" onde o drone se funde com uma sonoridade que divageia por uns Earth ou Pink Floyd tudo se apanha.
Alias por falar em drone nota-se que a banda conseguiu desta vez a ponte perfeita entre a sua sonoridade caracteristica e esses ambientes mais extremos e pesados ouça-se por exemplo a espectacular "Consumed By Horizons of Fire" onde o drone deixa de ecoar e passa a ser uma serpente a mexer-se no meio da areia quente.
Uma verdadeira tempestade sonora é o que melhor define este brutal album,oito musicas do melhor que se pode encontrar dentro do genero e carregadas de momentos que acabam por espetar agulhas em cada nervo do nosso corpo.
Tal como esperava este é o album que na minha opinião os vai mesmo colocar no panteão do estilo,costuma-se dizer que as bandas ao terceiro album é que se revelam,pois bem a revelação foi feita agora é desenvolve-la e levantar as mãos aos ceus vermelhos porque a terra deita um intenso cheiro a queimado.
Album do ano?
Pode não ser mas que entra para o top 3 isso é certo,pelo menos até agora...
A ouvir o mais rapido possivel.

http://rapidshare.com/files/233537824/MINSK--WWW.BUNALTI.COM--BY--PURGATORY.rar

Sem comentários: