Vagos Open Air 09

Bem umas palavras sobre os dois dias,mas antes quero deixar uma palavra aos organizadores do evento que superaram as expectativas do festival,muito bom mesmo,espero que seja o primeiro de muitos.

1º Dia.
Cheguei quando os Epica já estavam a actuar e como não acho piada nenhuma ao som deles aproveitei para dar uma voltinha pelo recinto e ver a fauna e a flora da cena...
Katatonia,bem tinha imensa curiosidade em ve-los mas fiquei com uma sensação agridoce na boca,é certo e sabido das limitações que o Jonas tem ao vivo e comprovaram-se outra vez e a voz do Anders tambem não ajudou,se bem que é sempre giro ver um metalhead a cantarolar algumas das frases dos temas mais,bem digamos emocionais.
O Norrman aqui é uma especie de Billy Howerdel a tonalidade que o homem imprime á musica é de uma qualidade imensa,continuo a acha-lo a verdadeira força condutora da banda actualmente.
O som nos primeiros temas estava um bocado confuso o que tambem não ajudava,mas lá melhorou um pouco á medida que o concerto desenrolou.
Momentos altos Ghost of The Sun,Evidence,Teargas algumas das minhas alltimefav do som actual.
The Gathering como se sairia a Silje depois do abandono da mitica Anneke,certamente esta seria uma pergunta que muitos fans pensavam antes do concerto.
Eu falo por mim mas acho que a menina passou no teste muito boa vocalista e competente o suficiente para não estragar o som de TG tanto nos temas mais antigos e que conheço melhor confesso como nos mais novos.
Achei a banda um pouco diferente daquilo que já vi deles,mais introspetiva e viajante,com algumas colagens a um som mais actual até na forma do René tocar guitarra,aquele inicio foi mesmo muito bom.
O mal é que ouvindo este concerto fica-se com a ideia que num espaço fechado só deles talvez resulta-se melhor pelo menos nas partes/musicas mais viajantes,apesar de terem escolhido talvez os temas mais "rapidos" para o VOA.
Já agora uma palavra para a baixista Marjolein a menina é bem sexy a tocar baixo uma mistura de Paz com a Melissa.
Do primeiro dia acho que a banda vencedora foram TG o que me levou a ouvir com mais atenção o ultimo album e mesmo aquele final meio fuck off foi giro.

2º Dia.
Mas uma vez cheguei atrasado quem me conhece sabe bem que horarios não são comigo :) .
Estavam em palco os Dawn of Tears e daquilo que ouvi é melhor nem comentar porque não gostei mesmo nada,mesmo assim o publico estava a gostar,mas para mim next please..
Cynic sinceramente este concerto vem com uns 15 anos de atraso.
Ok são intocaveis na parte tecnica,mas na minha opinião tornaram-se aborrecidos se tivesse ouvido a Veil Of Maya ou a How Could I (a minha musica preferida deles) aqui há uns anos atrás provavelmente sentiria as coisas de outra forma,hoje em dia passaram-me completamente ao lado,cheguei a comentar com as pessoas com quem estava fodasse que desilusão.
Perderam-se muito no meio daquelas Uroboric Forms com muita pena minha.
Dark Tranquillity,já foram uma banda que ouvia bastante, hoje em dia já não me dissem tanto,mas porra o Stanne continua a ser um frontman do catano,por entre alguns classicos e outros temas mais dispensaveis conseguiram ter o publico na mão talvez a banda que melhor o fez a par dos outros filhosdaputa que vieram a seguir,competentes e notava-se na cara deles que estavam a gostar do vibe vindo do publico,gostei bastante.

Amon-P U T A Q U E P A R I U-Amarth
Quandos ouvi os acordes da Twilight of the Thunder God seguido do primeiro verso "There comes Fenris' Twin his jaws are open wide The serpent rises from the waves" ,senti uma reação a percorrer-me o corpo que as pessoas a minha volta se desviaram todas.
Fica aqui um video retirado do YT com o inicio da actuação da banda:

Cada batida de bateria era como um trovão,cada solo era como um raio e a voz do Johan parecia a voz de Thor a ecoar pelo ar e a banda em si era uma armada de Drakkars na nossa direção cheia de furia...
Numa frase romana acho que este concerto viking se define assim,Veni,Vidi,Vici.
Muito bom mesmo a banda de todo o festival e responsavel pela dor de pescoço que sinto hoje...mas que importa isso se somos nós os Guardians of Asgaard :metal:

A viagem de volta foi feita ao som da Reflection de Tool em repeat uma boa hora seguido do Dog Magic de Zoroaster....precisava de um momento zen,porque a adrenalina era muita.

*Videos da responsabilidade do OrgulhoAzul ou aBisMo,estão com uma qualidade muito boa por isso resolvi colocar aqui.

1 comentário:

Corruptor disse...

é, foi grande concerto! tens aqui um spot altamente!