Amestigon-Sun of All Suns


Há uns anos atrás a cena extrema da Austria tinha uma serie de bandas que quase se batia em termos de inspiração com os vizinhos mais a norte.
Nomes como Abigor,Dargaard,Summoning,Die Verbannten Kinder Evas,Heidenreich,Ice Ages,Golden Dawn,Grabesmond eram quase uma resposta a todos aqueles nomes nordicos que entretanto surgiam.
Se existiam coisas de Aghast até Emperor, a cena austrica criava boas bandas que competiam com esses nomes quase lado a lado e que conseguiam manter um burburinho quase constante no underground europeu sempre que surgia um novo lancamento.
Com o passar dos anos, tal como aconteceu com os outros mais a cima, este universo desvaneceu ora porque simplesmente pararam ora porque deixaram de fazer sentido, mas as coisas atualmente parecem estar a ganhar novamente forma..
Por um lado temos uns novos Abigor que tem vindo a surpreender cada vez mais nos ultimos tempos,DVKE continuam a destilar boa musica e agora surgem estes Amestigon que curiosamente já levam mais de 15 anos de banda mas que só este ano lancam o primeiro longa duração.
Para quem não sabe esta banda é formada por alguns nomes ligados a algumas bandas de culto austriacas.
O vocalista é o Silenius de Summoning e ex Abigor, o baterista é o Tharen outro Abigor e companheiro da senhora Toriser em Dargaard (já lancavam alguma coisinha tambem) e depois ainda temos o Lanz de Dominion III nas guitarras..
Ora com todos estes nomes juntos as expetativas criadas eram mais que muitas e sinceramente na minha opinião temos aqui um album realmente fantastico.
Cada musico aqui envolvido tras consigo um pouco daquilo que tão bem já criou no passado e que se acaba por dissolver no som de Amestigon.
O que aqui se ouve é BM numa vertente progressiva por momentos quase espacial, mas sem cair no basico ou no aborrecido do genero é certo que aqueles riffs tipicamente austriacos se ouvem por aqui bastante e em alguns temas existe um certo sabor a Rotting Christ dos bons velhos tempos, em especial na faixa que dá titulo ao album ou na "That Which Is Falling..." mas isto tem a sensação deliciosa bem atual ao contrario do que se possa pensar á primeira imagem.
No geral, adorei este trabalho, bastante mesmo é que existem aqui musicas como a Daymares, Ketamine & Misanthropy ou a Satanic Flesh que são sem duvida alguma do melhor que ouvi este ano dentro deste estilo.
Conseguem equilibrar a componente extrema com a parte mais ambiental dando origem a uma mistura de sensações bastante dilacerante e introspetiva, então na "Daymares" encontram-se toquezinhos que vão de Alcest (bastante agradavel e que supera os franceses) até uma qualquer boa banda de BM mais extremo soando realmente absorvente este tema...e isto é algo que gosto bastante de encontrar neste genero de albuns.
A ouvir e a descobrir, porque como disse este é a meu ver um dos mais interessantes albuns de BM deste ano e se não conhecem não o deixem passar ao lado.
http://rapidshare.com/files/382616278/ASOAS.rar

1 comentário:

F.G. disse...

Não conhecia o projecto, mas pelo que ouvi no MySpace pareceu-me muito interessante, vou investigar!