Antichthon-Through the Rupture of Dimensions


Vindos da cidade de Coimbra os Antichthon, mostram finalmente o seu primeiro album, numa edição limitada de pouquissimos exemplares esta jovem banda mostra de uma forma bem clara áquilo que vem.
E se as primeiras impressões dadas ao longo do ultimo ano já demonstravam algumas boas ideias, elas aqui ganham realmente um peso e um carisma que acaba por surpreender.
Surpreende em varios sentidos, primeiro por serem um grupo bastante jovem, embora isto não seja algo que os deite abaixo, já conseguem criar um conjunto de musicas bastante interessantes e com as ideias no sitio ainda mais atendendo á idade das pessoas aqui envolvidas.
Enquadrados dentro do normalmente chamado BM sinfonico, aquilo que aqui nos presenteiam é nada mais que um louvor a alguns nomes seminais da decada de 90, onde o espirito fantastico vs cosmico, reinava.
De Emperor a SiriuS passando pelos ambientes mais orquestrófolcloricos de Dimmu Borgir, Antichthon faz uma retrospectiva daquilo que esteve na genese desses nomes seminais.
È certo que se notam ainda algumas arestas a limar em estudio, principalmente nas guitarras que aqui perdem um pouco a força que tem ao vivo, nalgumas partes vocais e no proprio som de estudio que requeria aqui uma produção mais potente já que o lado orquestral muita vez acaba por engolir o resto dos instrumentos, mas não deve ser facil encontrar estudios em Portugal que peguem neste tipo de constelação sonora e a transformem numa galaxia...
Numa opinião meramente pessoal este album gravado dentro de um estudio do tipo Grieghallen, ganharia um poder muito mais "espacial" e intenso, mas..
Mesmo assim estes jovens conseguem sacar uma identidade bastante propria, plena de momentos epicos (no bom sentido) que nos transportam um pouco para o lado mais fantastico e surreal de bandas como Bal-Sagoth ou até mesmo Cradle of Filth, isto sem deixarem de fora a melodia, seja ela vinda das excelentes orquestrações (muito interessantes ideias saidas da mente do João Dourado) sejam do lado mais violento em que a banda por vezes se envolve com bastante naturalidade, criando um mural sonoro onde o sinfonico se funde lado a lado com o mais extremo e sideral Metal de tendencias epicas e majestosas.
Destacaria o interessante trabalho lirico criado pelo vocalista Alex Magnus que mostra que nem só o lado mais instrumental foi objeto de atenção, já que as letras aqui expostas são criadas tambem com alguma complexidade acabando por ser um complemento bastante positivo ao som de Antichthon.
Tudo isto reunido transforma este "Through The Rapture of Dimensions" num dos albuns mais interessantes saidos este ano do movimento português, é certo que não estão dentro de nenhum kvlto e talvez por isso percam interesse por parte dos fans de musica extrema nacionais, mas para quê isso se a musica exposta pela banda os deixa falar por eles..
Se gostam dos nomes que falei ao longo do texto, certamente vão achar bastante interessante este registo, acredito que temos aqui uma das propostas mais interessantes atualmente no movimento português e com muito para dar..basta para isso seguirem os caminhos certos.
Recomendado.

Sem comentários: