Intronaut-Valley of Smoke


Parece que foi á terceira que Intronaut acertou.
Confesso que nunca fui grande fan dos trabalhos anteriores desta banda norte americana, não que fossem maus, mas na minha opinião acho que faltava sempre alguma coisa mais ao som.
O novo "Valley of Smoke", parece vir mudar ligeiramente as coisas porque trata-se realmente de um album de proporções epicas bem intensas e com algumas cartadas bem inteligentes.
Desde logo a ligeira novidade no som, onde o groove meio jazzistico e o ambiente algo Post-Rock encaixam muito bem no lado mais progressivo do quarteto como se Mastodon se fundissem com Cynic e Isis numa só entidade que vai explodindo á medida que o album percorre os nossos sentidos..
Estranho mas real, a banda não se limita apenas a descarregar aquela pseudo-furia dos primordios, aqui coloca-a um pouco de lado e aprofunda a sensibilidade musical como nunca fizeram ate aqui.
Naturalmente bastante complexo, alias não se poderia esperar outra coisa quando se menciona Cynic,Isis ou Mastodon nas influencias, o album é de uma beleza provocante e profundamente bem estruturado como se estivessemos a montar (neste caso ouvir) um puzzle, onde todas as peças vão encaixando de uma forma quase natural.
Não se torna aborrecido, como poderá parecer á primeira, alias antes pelo contrario, acaba por ser bastante delicioso escutar estes 50 minutos de musica que percorre muita coisa e abraça muitas outras.
Talvez não seja um album indicado para quem procura força mais organica já que aqui as coisas andam mais a planar num nivel mais mental e introspetivo que outra coisa, soando calminhas e plenas de envolvencia musical por vezes mostrando uns Tool ali a assombrar aquelas notas.
Alias não será de estranhar porque este album conta com a participação do Justin num dos temas, o que só por si revela que isto não será algo banal, se é que me entendem, porque de facto não o é.
Uma excelente proposta se gostam das bandas que mencionei no texto ou se se interessam pelo lado mais Post-Prog da musica atual, impressiona a dadas alturas e torna-se bastante cativante principalmente no uso que dão ao Baixo e na forma como a bateria vai acompanhando cada nota expressiva saida dos restantes intrumentos, escutem o autentico devaneio musical que é a faixa titulo com atenção e depois vejam se não tenho razão.
Para descobrirem sem medo, requer algum tempo e atenção, mas isto é material excelente mesmo e deixo aqui um dos momentos mais altos do album.
http://www.mediafire.com/?nayca1i2jygqd71

1 comentário:

Anónimo disse...

grasias!