Archon-The Ruins At Dusk


Uma enorme surpresa o primeiro album de Archon.
Depois da muito boa demo "Evocation" de 08 esta jovem banda nova-iorquina mostra agora o quanto evoluiu nos ultimos 2|3 anos.
Mesmo dentro da corrente atual do Sludge Doom, Archon não embarcam no lote de apenas mais uns, conseguem criar uma obra que tanto tem de monumental como de fascinante.
Dessa demo ressurgem aqui novas gravações para os dois temas que fizeram parte dessa apresentação, embora aqui com novos arranjos e um ambiente ainda mais destrutivo que as gravações originais de 08.
As quatro longas faixas, prefazem uma hora de devaneios Post-Sludge-Doom daqueles que tanto conseguem criar um afogamento sonoro como uma libertação mais divagante e sempre com o peso do RIFF a ditar as regras.
Como se Salome se fundissem com THOU numa so banda, alias neste aspeto as vocalizações ou melhor contraste entre elas consegue mesmo criar um efeito bem diferente e interessante o som criado por Archon, já que tanto a voz da Rachel como a do Chris resultam bastante bem, confiram a "Nature is Satan Church" só mesmo a titulo de exemplo.
Nesta a tonalidade algo divagante vai desde Thorr´s Hammer até ao peso megalitico de Cough, o que só por si é mais que um bom sinal, e mais conseguem mexer os botões certos..
Para além disto convem escrever que a forma como o temas são construidos tambem tem o seu quê de interesse, já que existe muito psicadelismo e muita envolvencia na forma como as notas serpenteiam ao longo das faixas, sejam em passagens mais sulistas ou em enfeites quase á Electric Wizard, embora isto com as devidas distancias se é que me entendem.
Um bom exemplo disto mesmo é a longaaaaa musica (21 minutos) "The Fate of Gods" que comeca numa toada bem Electro-psico-Doom, girando e enfeitiçando tudo á volta, para depois mais parte se transformar num monstro vindo dos mais lamacentos pantanos de Nova-Orleães.
Um album bastante interessante e algo diferente do que se vai fazendo neste estilo atualmente, já que misturam muita coisa, têm boas referencias e acima de tudo sabem jogar as cartas certas no jogo do Post-Doom-Sludge atual sem com isso ferirem a sensibilidade de ninguem já que as influencias aqui retratadas são engolidas e de novo expelidas com novas texturas, mas seguindo os ensinamentos mais "respeitaveis" dos varios estilos por eles copiados.
Sem duvida alguma um berro bem alto e cheio de força para mostrar a quem tem achado que o estilo começa a dar sinais de cansaço....afinal até não!
Recomendado.
http://www.mediafire.com/?h4eencknut74rvf
Ou podem ouvir aqui:
http://archondoom.com/

Sem comentários: