Hesper Payne-Unclean Rituals


Projeto paralelo de The Axis of Perdition onde encontramos o vocalista Brooke Johnson que deu voz ao ultimo de The Void of Silence e o baixista Ian Fenwick que juntamente com mais dois musicos, neste caso o Richard Pickman e a Alexandra Durning criam aqui uma monumental peça de arte psicadelica que percorre os rios lamacentos do atual movimento Doom-Sludge.
O som é mesmo isso uma enorme corrente de lava que lentamente vai escorrendo montanha abaixo queimando e destruindo tudo á sua volta, algo como se uma banda como The Teeth of Lions Rules the Divine se fundisse com o lado mais apocalitico de The Void of Silence e criasse um novo elemento gerado através de fogo e cinzas..
Não é nada facil assimilar estes retalhos sonoros, pelo menos para quem procura estruturas simples e banais já que muitas vezes parece que a banda se transforma num mural sonoro que dá a ideia que estamos a ouvir duas coisas completamente distintas ao mesmo tempo, mas que acabam por encaixar e encontrar pontos de ligação entre elas.
A voz declamada é mais um elo bizarro que dá o toque destruitivo e ecoante ás faixas e lembrando aquilo que o Josh cria nos A Storm Of Light embora aqui resulte bem melhor, já no anterior registo de T.V.o.S. o Brooke usou a mesma formula e aqui tal como nesse album o homem adiciona uma carga dramatica aos temas que vai fazendo autenticos tributos a alguns vocalistas intemporais do Doom mais classico mas que acaba por ser um dos fatores mais bem conseguidos deste album.
Note-se por exemplo o carisma de uma faixa completamente insana como é a The Derelict Alert, onde se fundem riffs quase Maiden, com o peso do Sludge mas onde tudo acaba por soar como se Primordial fossem agora uma banda influenciada pela nova vaga de Death-Metal, dissonante, extremo e brutal.
Os samples criados pela Alexandra tambem são algo que elevam ainda mais o som, já que o lado epico se dissolve no meio desta amalgama psico-apocalitica gerando um estranho suspense e tempos totalmente mind-fuck..
Muito complicado definir este album por meras comparações ou definições, já que se vão encontrando aqui influencias das mais variadas tendencias extremas e por vezes quase opostas, mas onde por fim tudo ganha uma estranha forma e um sentido quase natural para quem procura o lado mais vanguardista e extremo da musica atual.
Destaques "Lord of The Green Abyss","The Derelict Alert" a monstruosa "Doom From The Cursed North" , que mais parece uns Neurosis a tocar a 33 rpm sendo talvez o momento mais abrasivo que aqui se vai encontrar no album ou a "Hesper Payne", mas na minha opinião o registo acaba por valer pelo seu todo.
Escuta que recomendo bastante, acreditem que vão sentir o corpo a tremer em alguns momentos tal não é a envolvencia e a mestria aqui utilizadas ao longo dos temas.
Podem ouvir aqui, já que isto pode ser descarregado gratis do bandcamp:
http://hesperpayne.bandcamp.com/album/unclean-rituals
http://www.mediafire.com/?mnmjgyh0yow

Sem comentários: