Fleshpress-Pillars



Primeiro e antes de mais este album é fantastico,mas pouca gente por ai deve conhecer esta banda Finlandesa.
Mas vamos falar um pouco deles então.
Como disse são uma banda finlandesa que se insere dentro daquele Drone/Sludge que tanta tinta ten vindo a fazer correr dentro de alguns nichos metaleiros mais conservadores,mas neste caso em vez de ser um clone como geralmente o poderiam chamar,este album é uma especie de paraiso de vibrações dissonantes em que se vão misturando sons e imagens quase alucinogenicas e por vezes com a capacidade de nos dar um nó na garganta.
Geralmente estas bandas hoje em dia já pouco conseguem inovar é certo se apenas as escutarmos digamos superficialmente,mas existem alguns nomes que podem vir a mudar isso e estes Fleshpress podem muito bem a vir a ser uma delas.
Com um membro de DeathSpell Omega no line up estes rapazes conseguem fazer uma viagem pela musica extrema desde os primordios até aos dias de hoje.
E quando falo em primordios falo em nomes como Black Sabbath ou outros mais virados para o rock progressivo dos 70´s sem receio de nada porque se nota em algumas partes que o espirito dessas bandas se encontra a pairar nalguns temas.
Ou talvez seja melhor falar em Boris e outras bandas mais recentes para tentar situar as coisas para quem os ouve e não presta muita atenção a bandas mais antigas.
Mas foram estes e alguns mais que conseguiram recriar e dar uma aura nova a este tipo de som com as raizes ou melhor as sementes nos pais do Doom.
Serão sempre uma influencia para estas bandas queira-se ou não acreditar.
Embora nalguns temas se assista ao um desfile de lentidão que muito deve aos Sunn O))) e noutros tudo isto se mistura com a furia de uns EyeHateGod com Grief ou em alguns casos no proprio BM de segunda vaga o inicio do brutal e longo Disciples of Nothingness é uma malicia descaradamente arrogante atirada a nossa cara,em que se fica naquela,primeiro ouve-se uma coisa depois outra e depois ainda mais outra,desenvolvendo depois la mais para o fim uns sons dignos de uns Khanate misturados com alguma banda de Sludge/Doom daquelas arrastadas e cheias de feedbacks.
Mas a coisa atingue proporcões verdadeiramente medonhas é no tema seguinte Omega Monolith aqui ao longo dos 22 minutos que dura o tema acredito que quem se deixar envolver pelo tema poderá mesmo entrar numa dimensão completamente estranha e irreal.
Neste tema tudo volta a mudar primeiro começa-se com algo planante tipo Isis a nivel sonoro mas com uma voz quase a roçar a agonia de uns Xasthur(com as devidas distancias é claro) a sobrevoar a musica para se ir tudo alterando aos poucos e aumentado a envolvencia do tema que acaba por explodir numa especie de espiral sonora lá mais para a frente mas sem antes haver uma pequena parte no meio como que a quere perguntar que caminho queremos a seguir.
O caminho talvez seja aquele que não pareça o mais obvio,mas que acaba por ter um resultado brutal isso tem...é uma especie de volta ao passado em que ficamos meio alucinados.
Mas pronto acho que já deu para se ficar com uma ideia do que aqui se ouve num album que me surpreendeu bastante e se o tivesse ouvindo antes certamante iria para a lista dos melhores e talvez ainda o coloque lá em troca com algum.
Em poucas palavras musica para quem gosta de musica e não para quem fala parvoices ou para aqueles que supostamente falam em moda mas nem sabem bem o que isso é.
Album BRUTAL e que merece ser descoberto por todos vos.
Podem vir a não gostar ou achar estranho,mas quanto a mim é uma autentica viagem ouvir este album.
È o meu presente para quem visita este site nesta altura de consumismos desenfreados nada melhor que comprar ou ouvir este album... não para os outros mas para voces mesmos.
http://lix.in/8170af

2 comentários:

Adinatha Kafka disse...

Mas que belíssimo presente eheheheh gostei...
Bom Natal:)

Sara

Adrian Marcatto disse...

Caro amigo.
Parabéns pelo seus excelente blog, que hoje é uma referência para que conhecer um pouco mais sobre o estilo "Experimental/Post Metal".
Um grande abraço e obrigado pela dedicação e a qualidade de teus textos!