Arte Sacra-Formula


Aqui está mais una prova que o Metal nacional tem algumas perolas ainda por descobrir,para além de todos os nomes que por ai andam ainda existem alguns "meio" desconhecidos de grande parte dos fans de Metal que mais tarde ou mais ou mais cedo acabaram por emergir.
Arte Sacra são um desses casos, já com uma carreira com uns anos lançam agora um daqueles albuns que pode muito bem a vir surpreender muita gente por ai fora tanto cá como lá fora.
É certo que o estilo no qual se inserem não é para qualquer um,já que exige para além de um tecnissimo acima da media,pelo menos para que as coisas saiam bem é necessario bastantes ideias para que que se faça algo com cabeça,tronco e membros.
E ideias são coisa que não faltam a esta banda.
Album conceptual baseado numa das obras de Cal Sagan o que a partida é logo um motivo de interesse conseguem criar um imaginario bem interessante.
Excelente trabalho de guitarra a fazer lembrar os Cynic(talvez a maior influencia na minha opinião),no qual se vão misturando samples para darem o tal ambiente cosmico e espacial necessario para que os temas atinguem os seus fins e consigam misturar a influencia literaria com a musical.
O resultado é bastante interessante diga-se,não se assiste a ritmos pomposos colocados a pressão nota-se que os temas foram trabalhados ao maximo e um exemplo disso é o "Prophets and Shadows",talvez um dos melhores do album.
Basicamente é uma fusão de estilos tão diferentes como o Jazz o Death e o Progressivo criando uma sonoridade que embora não seja original consegue fazer com que a nave espacial siga o rumo em direção ao desconhecido.
È dificil hoje em dia encontrar bandas com esta estranha capacidade de pegar no legado de Death(aquele baixo no album é influenciadissimo na banda do Chuck),Cynic e conseguir recriar o que de melhor foi feito por eles,mas esta banda nacional consegue faze-lo de uma maneira no minimo surpreendente e ao contrario do album antigo de AfterDeath não soa a copia descarada antes pelo contrario...e depois do Abstract Divinity está aqui encontrado um digno sucessor para o Metal nacional dentro do genero que se insere.
Se o Paul ou Sean lancassem um album assim certamente iria dar muito que falar....e acredito se isto for bem divulgado lá fora poderá trazer bastantes beneficios para a banda já que instrumentalmente e musicalmente é arrassador.
Vale bem uma escuta atenta por parte de todos vós.
http://www.myspace.com/artesacra

Sem comentários: