Process of Guilt-Erosion


"....And Still The Pain is Always The Same,Like A Circle Of Life And Death....."
Esta é uma das frases mais fortes deste album,o segundo para os portugueses Process of Guilt e aquela que consegue englobar praticamente todas as influencias quer liricas quer musicais neste trabalho.
Se no anterior Renounce a banda arriscou e muito bem entrar em sonhos e pesadelos virando o album para uma parte mais interior agora resolvem fazer o oposto e criar um conjunto de temas mais organicos,peganhentos e bastante fortes como que a querer dizer que apesar dos circulos ainda existe alguma esperança por mais minina que seja.
Se comparar-mos este registo com anterior nota-se isso mesmo,alias experimentem ouvir os dois trabalhos seguidos para compreenderem melhor o que quero dizer.
Aqui a banda deixa um pouco de lado aqueles ambientes mais pesarosos e troca-os por um abuso de descargas eletricas que parece que não fazem mais do que tentar acordarem-nos de algo..
A dada altura o proprio album entra numa especie de velocidade de cruzeiro,certinho onde tudo joga entre si criando uma especie de circulo sonoro onde se materializam as tais palavras que deram inicio a este texto com resultados tão fascinantes que parece que se está em queda livre ou a sermos arrastados por um qualquer rio de lava encandescente que provoca uma certa dor.
E este é como disse um dos aspectos que difere do anterior registo se dantes a banda nos violava mentalmente atirando-nos para uma solitaria agora acabam um pouco por nos libertar só que em vez de irmos viajar um pouco somos empurrados para algo que nos esmaga a carne/corpo em vez da mente.
Os riffs pesadões são um pendulo que nos vai batendo,destroçando e deixando num ambiente sufocante como se fossem pazadas de terra a cobrirem o nosso final e onde a voz cavernosa acaba por retratar de uma maneira lirica o nosso dia-a-dia...a tal corrosão,rejeição,negação acabando por desaguar na unica coisa certa que temos..a morte.
Aqui não se procura esconder de algo, talvez antes uma fuga,porque lá no fundo tudo o acontece na nossa vida tem uma forma circular com o mesmo final da qual ninguem consegue escapar e esta é na minha prespectiva a verdadeira alma do album.
Até o instrumental final "The Circle (Erosion Part I)" ajuda a isso, já que o ambiente parece que liberta e se fica com a ideia que depois do fim talvez venha algo melhor, a velha teoria do depois da tempestade vem a bonança,neste caso talvez seja esperança não sei...já agora adoro o ambiente Jesuiano desta musica é uma das musicas que mais gosto bem como a "Waves" talvez a melhor musica do album.
Mas este album acaba por ser monstruoso se ouvido do incio ao fim é tal e qual um 747 em queda livre....brutalmente pesado, com um fim de onde será dificil escapar...embora como em tudo existe sempre alguma esperança, por mais pequena que seja que tudo possa acabar bem.
Album doloroso,mas muitissimo bom de uma banda que é na minha opinião uma das mais interessantes dentro da cena Doom/Death actualmente.
http://www.myspace.com/processofguilt

Sem comentários: