Dawnrider-Two


Depois do excelente Alpha Chapter os portugueses Dawnrider voltam a carga novamente este ano para mais uma lição de como fazer bom Doom-Metal na sua vertente mais tradicional.
E se o album anterior era aquilo que se sabe para quem o ouviu preparem-se que o novo "Two" ainda é melhor na minha opinião já que consegue pegar naquilo que tão bem fizeram no anterior e adicionar-lhe primeiro mais peso e segundo certos pormenores que tanto têm de psicadelicos como de extremos vindos de um lado mais Stoner/Sludge sejam eles do deserto californiano ou dos pantanos do Louisiana, juntando tudo em Lisboa originando uma trovoada metalica que origina a explosão Doomica deste album.
Apesar da capa remeter um pouco para outros lados (tambem eles ligados ao Doom embora na sua vertente mais experimental e extrema) não se deixem enganar pelos traços escuros porque eles apenas adensam ainda mais a tonalidade das musicas aqui contidas.
O album mais uma vez assenta no poder e nas descargas saidas das cordas das guitarras, tal como no anterior, é certo, embora eu considere que neste o album as musicas se tornaram bem mais absorventes e viciantes.
O que dizer da longa e viciante "Irinia",da instrumental "Maelstrom" com aquela vibração algo Tarantina ou da excelente faixa de abertura "Scared of Light" que começa com dedilhar nas cordas da guitarra que lembra as brincadeiras solistas de um Kenny Hickey de ToN(lol wtf) para depois explodir numa das melhores faixas de Doom Tradicional dos ultimos tempos ou da alucinante e acida "Evil Deeds"?
O que se diz é fodasse que isto é muito bom e até a voz do F.Dias que apesar de ainda conter restos vindos do lado mais Punk não soa destoada desta tempestade metalica alias até lhe adiciona um carisma diferente do resto..
Poderá um album criado no passado agradar ao presente?
Bem não vou entrar na algo cliché frase de isto lembra Black Sabbath e Pentagram logo é bom, é que as vezes isso não chega,apenas digo sim pode, e a prova está aqui neste conjunto de musicas que embora parecendo datadas são tão actuais que chegam a doer.
Fantastico album de uma banda que cada vez surpreende mais...
http://www.myspace.com/dawnriderdoom

Sem comentários: