Bergraven-Till makabert väsen


Bem o album anterior era excelente mas este consegue ser ainda mais.
Bergraven está de volta e com um som renovado e mais dinamico em todos os sentidos.
Se no anterior as coisas se centravam um pouco para aquilo que muitas bandas comecavam a ter tentação em cair, agora a banda do Par surge balanceada para o outro lado, mais vanguardista e nordica em vez de uma absorção no Post qualquer coisa.
Não esperem um album facil, alias de facilitismo aqui não existe nada e pior existe aqui uma complexidade musical tremenda, primeiro a voz que é totalmente cantada em sueco que dá um total efeito de mindfuck sonoro e em segundo a parte instrumental é um autentico puzzle de sons que percorrem varias areas.
Nomes que me vem a cabeça quando ouço este album incluem Virus e principalmente Ved Buens Ende, tanto na estranha veia progressiva, parece que os temas se desfazem como areia a passar nos dedos, como na capacidade transformar algo feio e horroroso num jardim florido.
O fantastico som sacado das linhas de baixo dá uma estranha vida ao album e a guitarra tocada com uma aura quase narcotica só ajuda a criar uma sonoridade tão estranha como refrescante,confiram a "Jag Laver Djavul" para ficarem com a mente a andar a roda.
Sejam em momentos de melancolia demente como em espasmos que soam estranhamente experimentais e ambientais.
Não existe aqui rebeldia pura e dura, nem momentos Post a dar um clima cinematografico o que aqui se ouve são musicas que foram exumadas de um qualquer cemiterio e que agora querem ganhar vida á força toda, embora cambaleando.
E consegue-no, embora como escrevi isto seja demasiado complexo para se ouvir assim a toa é um daqueles albuns que acaba por nos fazer mexer e apurar os sentidos um pouco como as bandas do Carl Michael fazem de uma maneira tão original.
Mas atenção não esperem aqui um album de BM,se bem que quem se sentiu defraudado com o ultimo de Shining, talvez encontre espaço e tempo para afogar um pouco as magoas embora não de uma forma direta é claro.
Mas ainda se encontram aqui alguns restos de algo que se poderia chamar de BM como algumas partes da "Det Andra Liket" ou na "I Timmem Nar Allt Ar Over", mas não vão muito além disso.
Experimental e alucinante mas com a cabeça naquilo que se está a criar, para não sair forçado ou idiota este album é pura classe e um dos trabalhos mais criativos e mente aberta deste ano na minha opinião.
Um album delicioso editado pela mão da Hydra Head agora mais a serio depois de os terem apanhado com o Dodsvisioner.
Querem um conselho ouçam isto com uns fones durante a noite,autentica viagem de olhos abertos no meio de um pesadelo...
http://depositfiles.com/pt/files/ja9wms1ix

Sem comentários: