Arcana Coelestia-Le Mirage de l'Idéal


Falei aqui ha uns tempos dos italianos Urna,seguem-se agora umas palavras sobre Arcana Coelestia,banda que pode ser vista como a alma que se eleva depois do funeral de Urna.
Existem varios aspectos que acabam por ligar estes dois projetos tanto a nivel de som como na sua formação e se o Iter ad Lucem é um album imenso este Le Mirage de l'Idéal fica suspenso no purgatorio do Doom/Death.
O toque atmosférico que se vai entranhando nos temas cria um efeito celestial e epico que por vezes chega a arrepiar tanto nos momentos slowdown como nas excelentes vocalizações aqui usadas.
Embora o gutural cavernoso e desesperado seja o prato frio aqui servido a aparição subtil de alguns coros e vozes claras conseguem por vezes atirar-nos para um qualquer espaço coberto de sonho e irrealidade...
Um pouco a fazer lembrar aquela sonoridade finlandesa responsavel pela viragem sonora que a trilogia inglesa iniciou nos idos e saudosos anos 90, o resultado aqui criado creio que enche a alma de todos os fans de Doom de contornos atmosfericos e por vezes complexos mentalmente.
È um album que apesar de ter uma enorme beleza é duro e cruel por vezes sufocante com uma escuta que pede muitissima atenção e desejo de envolvencia em vez do puro deixa rodar.
Este é um daqueles albuns que consegue arrancar de dentro de nós aqueles sentimentos mais tristes e soturnos caindo-nos em cima como se nos estivessemos prontos para encarar o nosso fim.
Lúgubre do principio ao final,arrastado como se o sonho se transformasse em pesadelo e funebre como se nos estivesse a relembrar as fragilidades da vida..a procura da redenção.
Poeticamente depressivo já que as letras aqui usadas são muito bem conseguidas e trabalhadas,elas tornam-se afinal em ecos de lamentação e desespero que acabam por pincelar a sonoridade com um toque outonal como se fossem folhas secas caindo ao ritmo das musicas.
Um album que vale bem umas horas perdido dentro dele nem que seja para vos tirar esse sorriso da cara...
E como diz uma passagem neste manifesto de maldição pessoal:
"O triunfo do delirio dura um instante,mas é tão sublime..."
Entrem no sonho,toquem no pesadelo e sintam o pulsar do coração ao acordar...
http://rapidshare.com/files/213876338/2009ACLe_Mirage_BnR.rar

Sem comentários: