Portal-Swarth


Al Azif.
Segundo a lenda o Necronomicon é um livro que se supoe ser um manual de encantamentos demoniacos e a chave para a entrada em dimensões paralelas,um objecto maldito que tanto pode provocar loucura como o fim de que o lê.
Verdade ou não estes factos saidos da mente do escritor norte-americano HP Lovecraft tornaram-se ao longo dos anos num assunto muita vez dissecado pelo lado mais negro da musica.
Os australianos Portal são nos dias de hoje talvez a banda que melhor nos consegue atirar para esse lado fantastico e sobrenatural e mais uma vez provam-no neste mais recente trabalho.
Intitulado "Swarth" a misteriosa banda liderada pela figura do The Curator cria aqui mais um trabalho de proporções bizarras e claramente assustadoras e neste aspecto conseguiram mesmo superar o extremismo inicial do "Seepia" adicionar o ambiente totalmente macabro que se ouve no "Outre" tornando este album numa das coisas mais encantadoras que já tive o prazer/desgosto de ouvir.
È brilhante a forma como a banda se consegue equilibrar numa sonoridade que deambula pelos caminhos horrorosos do Noise e do Death-Metal tecnico sem cair para lado nenhum arrastando-se como se uma marcha funebre se tratasse e imune a qualquer efeito/sentimento exterior.
Carregado de um estranho magnetismo sonoro,a musica aqui presente tem o efeito avassalador de nos embrulhar nos tentaculos de uma qualquer criatura saida do universo Cthulhiano e de nos atirar para dentro de qualquer dimensão demoniaca..
Tecnicamente perfeito, aqui a dissonancia transforma-se num zumbido que por vezes provoca nauseas.
Portal acabam por se tornar numa especie de Odinistas (referencia a Blut Aus Nord e respeito pelo passado do DM) do DM moderno sem o efeito maquinal e carregados de podridão lirica fantastica, que nos dias de hoje não encontra paralelo em mais lado nenhum, experimentem ouvir varias vezes a musica que fecha o album "Marityme" e reparem nos efeitos secundarios que a vossa mente criará..
Já para não falar no "The Swayy" que chega a meter realmente medo e não estou a brincar nem a divagar esta musica tem algo de especial por detrás...chego mesmo a duvidar se foi realmente criada por estas personagens...quase que aposto que venderam algo do seu Ser para obterem este resultado.
Estranhamente delicioso é tambem o uso do baixo neste album que consegue ter um efeito ritualista e hipnotico como aquele que se ouve na "Writhen" ou nas explosões na parte final da "Larvae", adicionando um groove estranhamente eficaz á sonoridade sufocante e claustrofobica da banda que nos deixam quase á beira da loucura..
Se alguem tinha duvidas a quem pertence o trono do DM actual acho que Portal acabou de vós atirar para dentro de um estranho universo que sinceramente acho que não vão sair tão depressa de lá e pelo menos eu não o consigo fazer já há uns tempos...
Se o Necronomicon tem aquele efeito que falei inicialmente preparem-se que o "Swarth" vai ser o seu paralelo sonoro...porque é o melhor album da banda até hoje.
Obrigatorio,recomendado e essencial.

Em jeito de adenda ao texto acima convem dizer que este album é para ser visto como o ponto de ligação entre os dois trabalhos anteriores (Seepia e Outre),alias dois dos temas aqui expostos estão no quase desconhecido ep de 2004 intitulado "The Sweyy", mais concretamente os casos da "Werships" e do "The Swayy" embora aqui estejam com novas roupagens (tempo/ambiente/duração) ...
Mais uma vez grande album!!


http://rapidshare.com/files/291681136/2009_-_Swarth.rar ::Formato mp3
http://depositfiles.com/pt/files/znk2w3qng ::Formato m4a
Password:: bunalti.com

1 comentário:

reindeath disse...

que banda du CARALHO! ond tu foi arrumar uma bagaceira dessas!!!
desse jeito voulto pru manicomio rsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsr
adorei o blog, vc tem bom gosto!