Ars Diavoli - Pro Nihilo Esse


São actualmente a minha banda preferida de BM feito em Portugal.
Depois da excelente demo surge agora o novo registo deste projecto liderado pelo Vilkacis musico ligado a Malleus e Lux Ferre.
E se nessas bandas o terrorismo sonico atingue proporções verdadeiramente arrasadoras em Ars Diavoli procede-se a contagem dos corpos que ficam espalhados depois da passagem da nuvem nuclear e ainda por cima sem qualquer sentimento de compaixão pelas mesmas.
Tal como diz o titulo Pro Nihilo Esse frase em Latim que quer dizer mais ou menos que não somos nada ou não o queremos ser aqui o ambiente aproximasse exactamente á frase já que para além da distorção penante dos instrumentos a agonia lirica acaba por sufocar qualquer ser vivo por mais pequeno que seja.
Com uma estetica bastante influenciada em bandas como Burzum dos aureos tempos mas sem aquele ambiente florestal e nocturno a banda acaba por distorcer esse sentido e transforma-o numa viagem pela podridão mais urbana e decadente,alias como está bem patente na capa do album.
Deixam esse cliché antigo de lado e dão uma imagem diferente e mais moderna ao que aqui se ouve e que acaba por funcionar.
As musicas como já deu para perceber não são nada agradaveis nem são para serem ouvidas num ambiente de felicidade pessoal,acabam antes por ser tornar em autenticos hinos de destruição.
Riffs distorcidos e cobertos com uma fina camada de sangue gelado percorrem todo o album e nalguns casos existe a adição de uns teclados que embora simplistas conseguem criar momentos verdadeiramente arrepiantes como por exemplo é o caso do tema titulo "Pro Nihilo Esse",alias aquele inicio lembra-me uma cena estranha e muito Angelo Badalamenti meets Mark Snow(Laura Palmer e X-files) quem conhece talvez tenha a mesma precepção que eu.
Outra musica que acho genial é a "Vis Compulsiva" com uma batida estranhissima e um som de guitarra demente e sufocante a voz surge como um grito de desespero perante tudo e todos e aquele sample meio funerario lá por detras é como a banda sonora para o fim de algum de nós...
Um album que consegue captar muito bem aquilo a que se pretende sem rodeios ou estupidez apenas BM daquele mais frio que possa ser criado pela estupida raça humana.
Supera todas as expectativas e principalmente arrasa com muita concorrencia nordica,alemã ou norte americana que por ai anda a surgir.
A ouvir mas como costumo dizer cuidado com os efeitos secundarios.
http://www.myspace.com/arsdiavolibm

Sem comentários: