Skepticism-Alloy


Finlandia a terra dos mil lagos e do Sol da Meia Noite.
Isto quando bem absorvido e misturado com musica brutal costuma obter um efeito daqueles que fazem cair o mais orgulhoso apreciador de Metal e trazer ao de cima os sentimentos mais tristes que possam ter dentro dele.
Não vou aqui falar das bandas que o fazem vindas de lá porque a grande maioria já é conhecida de todos tanto os novos valores como os antigos.
E por falar em antigos o nome Skepticism é uma daquelas que conseguiu recriar e inovar um estilo que começava a criar raizes mais a baixo na chuvosa Inglaterra com aquela trilogia que todos conhecem embora neste caso a banda finlandesa fosse bem mais assassina e mortuaria.
Quando foi lançado o Stormcrowfleet ou melhor quando o ouvi pela primeira vez numa velha tape aqui há uns anos valentes sinceramente foi algo meio estranho o som era Doom/Death mas nada que se comparasse ao que se ouvia no genero na altura era algo meio Immolation meets Candlemass tocado num registo tão lento como uma marcha funebre.
Mas o que me impressionou foi o ambiente criado pelos temas a aura a volta da musica,não sei havia algo especial naquele album que ainda hoje resiste ao tempo,embora confesse que na altura aquilo ainda era de mais para a minha cabeça.
Fui sempre seguindo a banda de uma maneira curiosa apesar das longas pausas passei pelo Lead and Aether (que muitos consideram o seu melhor registo) até chegar ao imenso Farmakon que considero o seu mais brilhante trabalho até aos dias de hoje e um dos meus albuns favoritos de Doom de tradição mortuaria tal como o SCF.
Só que da mesma maneira que apareciam voltavam a desaparecer no meio da neblina nocturna do seu som e isto para uma banda destas só adensava ainda mais o misterio a volta deles e ajudava a criar o mito.
Chega-se agora a 08 e a banda do Matti regressa com um novo registo e sinceramente desiludiu um pouco na minha opinião.
È certo que apontar uma falha a uma banda deste calibre e uma das criadoras deste estilo é sempre doloroso mas é o que sinto depois das varias escutas a este Alloy embora nas primeiras vezes e talvez devido a excitação o tenha visto de maneira diferente.
Agora existem aqui algumas coisas que convem mostrar primeiro um certo ambiente sorridente se é que a palavra se poderá aplicar na banda,os temas são demasiado simples e com pouca alma por vezes falta aquele feeling "fodasse vou acabar com esta merda de uma vez".
Atenção que com isto não quero dizer que o album não é mau se virmos bem para uma banda "normal" de Death/Doom isto seria um registo acima da media o problema aqui é que são os Skepticism não uma banda qualquer.
È certo que o ambiente missal está patente mas não chega e para muitos novos ou possiveis fans isto poderá ser encarado como uma versão de Swallow The Sun ou Shape of Despair com algumas coisas novas e isso é algo que seria inaceitável para os fans e seguidores da banda,mas provavelmente será o que vai acontecer.
Gostei imenso do March October e do Arrival e isto caros amigos é muito pouco quando se fala destes finlandeses.
A musica fala de tristeza....e este é um album triste não naquilo que se propoe mas naquio que oferece...
No proximo mês a ver como resultam as coisas em Madrid ao vivo(um sonho tornado realidade) mas até lá...não sei se isto me irá excitar ou crescer mais.
Deviam por os olhos em Esoteric talvez...
http://www.megaupload.com/pt/?d=RF4J8GIU

Sem comentários: