Panic Room: Pan.Thy.Monium


Muito antes do The Curator de Portal usar relogios de cuco na cabeça ou de se ouvirem soar as horas num velho relogio que parece saido de um conto de horror ao jeito de um HP Lovecraft ou do Twilight Zone, já os suecos Pan-Thy-Monium se divertiam a mexer com o nosso subconsciente.
Curiosamente foram uma banda que apesar de a considerar uma das mais geniais alguma vez saidas do Underground nunca conseguiu mas que um enorme culto no Underground.
Liderados pela familia Swano, já que tinham na sua formação o "mago" Dan Swano e o seu irmão Aag Swano, que ao contrario do que muita gente pensa era a mente por detrás desta aberração e não o carismatico Dan que muitos conhecem de bandas como Edge of Sanity ou Diabolical Masquerade...
Para alem destes dois musicos a banda estava embrulhada num line-up oculto e na altura havia alguma especulação já que nem mesmo nos seus albuns existia muita info.
Alias nem deles nem dos proprios temas, um exemplo disso foi o seu primeiro album chamado Dawn of Dreams, em que as sete carinhosas musicas foram chamadas de...Untitled e soube-se mais tarde que aqui nem existiam letras já que os criadores da banda apenas queriam que a voz fosse apenas mais um instrumento..
Só por aqui já dava para ver que a banda não era algo de banal e nem estaria muito interessada em mover montanhas...apenas criar musica, digamos estranha.
E estranho é a melhor definição para este album, já que isto era uma autentica viagem por entre o paranormal e o pesadelo sonoro, que nos acabava por elevar e transportar para dentro de um imaginario que tanto tinha de psicotico como de aberrante e sobrenatural..
Este album foi talvez um dos mais vanguardistas saidos do DM ,e ainda hoje mesmo o é, sendo que é obrigatoria a sua presença na coleção de qualquer fan de musica extrema..
Na altura em que o BM começava a dar os seus primeiros passos rumo ao abismo e a cena sueca começava a dar sinais de uma estranha qualidade, esta banda opta por elevar um pouco mais a fasquia.
Pegam na brutalidade inicial de uns Fear Factory,Napalm,Carcass,Benediction e adicionam uma leveza invulgar vinda de bandas como Edge of Sanity e ainda se atrevem a misturar influencias orientais (ouvir a 2 faixa do Dawn) e algum vanguardismo sonoro que quase pisava a linha do aparente "mau-gosto".
Só que as coisas estranhamente resultavam de uma forma genial e o uso do saxofone ainda hoje é recordado neste album de uma forma que dá vontade de fazer venias...
Musicalidade bastante complexa, mas ao mesmo tempo bem estruturada, nascia aqui uma das bandas pioneiras daquele som quase surreal que muitas bandas que aqui vou mostrando atualmente vão recriando.
O passo seguinte chamado Khaooos ainda foi mais estranho, mas seguindo um pouco a mesma linha até chegarem ao seu fim em 96 com o fantastico "Khaooohs & Kon-Fus-Ion".
E neste, que considero um autentico monumento de como fazer Death-Doom, é que a banda consegue atinguir o seu pico criativo.
Apesar de curto, pouco mais de meia-hora, o quinteto sueco pega aqui no negro legado entretanto redefinido por bandas como Disembowelment transforma-o usando o vanguardismo que entretanto começa a ser explorado por algumas bandas como Opeth (para nomear os mais conhecidos), os franceses SUP ou os holandeses Phlebotomized..ou até mesmo Katatonia e Diabolical Masquerade.
Não tão obscuro como o primeiro ou o segundo mas com um bizarrismo sonoro completamente contagiante a banda tal como surgiu dá por terminada a sua curta carreira de pouco mais de 4 anos, tempo mais que suficiente para continuarem a ser recordados nos dias de hoje (pelo menos por aqui) como um dos projetos mais geniais alguma vez surgidos dentro da musica extrema de sempre e de todos os estilos...
È tambem devido a eles que muito daquilo que muitas vezes nos é oferecido como sendo a proxima next big thing por vezes acaba por não fazer ou ter efeito nenhum..
Aconselho uma viagem até ao reino de "Raagoonshinnaah"

1 comentário:

António M. Silva disse...

olha o swano a falar dos pan-thy-monium: http://entrevistasdepeso.blogspot.com/2008/06/entrevista-dan-swan.html

e já agora, da austrália: http://entrevistasdepeso.blogspot.com/2008/06/ne-obliviscaris-conversa-com-msica-de.html