Panic Room:Dødheimsgard


Dodheimsgard foram uma das bandas saidas da cena norueguesa que mais se destacaram na minha opinião em termos de criação/influencia musical para aquilo que se ouve nos dias de hoje.
Embora um pouco distanciados daquele clima totalmente evil que caracterizava nomes como Gorgoroth,Hades ou Dimmu Borgir conseguiram manter uma surpreendente chama negra a fluir nos seus registos,todos diferentes mas todos com um carisma que os demarcava daquilo que os seus pares iam fazendo.
Para mim foram e continuam a ser a par de nomes como Emperor,Enslaved,Isvind e Hades agora chamados Hades Almighty(estão de regresso já agora) os que mais me fascinaram tanto naquela altura como nos dias de hoje.
De Dodheimsgard saiu aquele que é para mim o melhor vocalista de BM de sempre falo é claro do Aldrahn.
Quem conhece a banda sabe que se existia uma força condutora para os devaneios musicais do Vitocnik e do Czral essa era sem duvida alguma as letras e voz do Aldrahn,pois conseguia impor e dar um tonalidade ás musicas fora do comum.
Logo no primeiro album da banda o mitico Kronet Til Konge se demonstra que o que se ouvia ali era algo diferente daquilo que se ouvia dentro do genero na altura.
Embora encaixados no BM nordico a banda primava por uma abordagem musical um pouco mais diferente dos restantes pares em vez de ambientes epicos á lá Emperor ou descargas de puro odio á boa maneira de Gorgoroth a banda entrava em dominios nocturnos que conseguiam marcar com ferro em brasa aquele esplendor demoniaco que caracterizava o BM da altura.
Faixas como a Jesus Blod ou Starcave, Depths and Chained mostravam que a banda era algo que se continuasse a desenvolver se poderia tornar num caso de possessão colectiva.
E falar de possessão é falar do segundo registo o fantastico Monumental Possession e neste a banda cria um dos albuns obrigatorios dentro do genero.
Aqui a banda consegue atinguir um estranho magnetismo que cria a sensação que quando foi gravado certamente algo deambulava naquele estudio.
Sonoridade mais direta e crúa em que o BM se funde com aquele Thrash venenoso atira a banda para um ambiente demoniaco e sufocante bem ao jeito daquilo que se vê nos quadros do Bosh alias o artwork do album reflete bem esse aspecto estranho e doentio.
Mas a partir daqui o DNA de Dodheimsgard sofre uma estranha mutação já que os genes vindos de bandas como Ved Buens Ende se misturam com aquela sonoridade mais BM acabando por criar uma criatura medonha feita de restos do que mais podre se ouvia na altura.
No mitico Satanic Art ainda restam algumas particulas de BM extremo mas notava-se que a banda começava a entrar numa espiral doentia onde o lado mental se comecava a revelar mais problematico.
Era como se a Besta começa-se a ficar louca e se neste curto ep se nota que algo não andava bem,o album seguinte 666 Internacional confirmou-o.
Este album é ainda hoje um dos albuns mais estranhos que já ouvi e um dos meus preferidos aqui o BM ganha contornos vanguardistas,extremos,e onde a loucura vive com a realidade e a realidade vive com a irrealidade o sonho se transforma em pesadelo e o pesadelo se torna real.
Um album abstrato onde a não existem palavras para o descrever quase não fazem sentido e por mais que tente é me impossivel falar dele.
Depois o fim e o renascimento da Besta.
Acidentes,drogas,projectos renascidos,colaborações, desde Virus até Umoral,passando por Aura Noir e acabando em Trance Music ou em The Deathtrip,letras escritas para Dimmu Borgir houve de tudo um pouco por parte desta banda.
E no final de 07 a banda regressa desta vez com muitas alterações e sem o Aldrahn na voz o que logo a partida era um serio olhar de lado para o que ai viria.
Mas mesmo assim o que restava da banda fez um album porreiro na minha opinião não tem aquela mistica do passado é certo, o que tambem era dificil conseguir mas mesmo assim acho que foi um album interessante,mas lá está falta-lhe muita coisa para estar lado a lado do que já fizeram.
Actualmente as coisas entraram novamente em hibernação,derivado da instabilidade do line-up mas aguardam-se novidades e quem sabe se não voltam a surpreender num futuro proximo.
Fica aqui um link com algumas coisas que fizeram para se ter uma ideia de uma das bandas mais impressionantes que já ouvi e responsavel para a compreensão de muita coisa que ouço no Asilo nos dias de hoje...
Welcome to Planet B8-18
http://www.mediafire.com/download.php?ttujrwf23nn
Tipo tentem ordenar as musicas pelos numeros para verem como se transformou a banda.

Sem comentários: