Why Angels Fall -The Unveiling


Quando se fala em Doom-Metal nos dia de hoje,é quase impossivel não sentir um ligeiro tremor na espinha e então se for uma banda que o faça com aquele carisma e alma de gente iluminada mais poderosa se torna a experiência.
Sim,escrevi experiência porque existem certos trabalhos que vão muito mais além do mero trabalho musical e criativo.
Serve a curta introdução para vos apresentar o novo trabalho dos portugueses Why Angels Fall e preparem-se para aquilo que irão sentir ao longo de mais de uma hora de Doom...isto vai levar-vos até ao Purgatorio.
Estas referencias teologicas quase sempre existiram associadas ao estilo desde os primordios, embora muitas bandas as tenham levado para o lado mais funerario e morbido outras no entanto conseguem criar momentos de inspiração mais ligada ao lado "Dei" que chega a meter mais medo que muito album de Black Metal.
E neste ponto as referencias ao Antigo Testamento em especial ao Ev.S.João aqui presentes tornam e adensam ainda mais o sentido pré civilizacional de descoberta mundana e espiritual que aqui se sente.
De facto para além da parte mais teologica a banda consegue retratar um misto de sonoridade apocalitica onde residualmente se vão encontrando paralelos sonoros ou sugestivos sopros vindos de uma especie de solidão desertica onde tudo assenta na procura de algo.
Espiritual,provocador mentalmente e desolador são aspetos que no final da escuta do album ficam suspensos no ar e se a isto juntarmos a componente musical epica,avassaladora e desgastante temos aqui mais que um mero disco de Doom,esta-se perante talvez num dos mais fantasticos album de Doom-Metal feitos até hoje dentro deste estilo.
Não não estou a brincar nem a dar palmadinhas nas costas estou a falar muito a serio.
Falando mais concretamente da musica ouçam os primeiros 6 ou 7 minutos da parte I deste album e vejam como a banda para além de criar uma introdução droniana das mais eficazes de sempre consegue depois aplicar uns minutos de riffs que arrassam tudo a sua volta ou então ainda neste tema sintam a vossa alma a sair do corpo a partir da meia hora até ao final da musica...
O album é composto por dois temas, cada um com mais de 30 minutos que acaba por dar enfase á componente epica e viajante que aqui se sente.
Influencias mais ou menos diretas e assim á primeira vista arriscaria a dizer Asunder,Neurosis,Sunn O)))(neste ponto o trabalho de bateria do Júlio quase usa os pauzinhos da bateria como o OMalley usa as cordas da guitarra),Anathema dos tempos do Enigma,Samothrace estes na vertente mais crespuscular do album e claro os velhos monstros do universo Doooom da Finlandia que sempre estiveram presentes na banda, embora aqui se notem mais na segunda parte do album.
Mas para além disto muito mais se encontra aqui já que á medida que o véu se destapa se encontram mais tesouros e mais devaneios sonoros de uma intensidade verdadeiramente arrepiante.
Um trabalho que é superiormente bem feito,estupidamente bem encaixado sendo isto algo que acredito não ter sido nada facil, já que as peças aqui demonstram que houve muita ideia desenvolvida e retocada até ao ultimo detalhe e sejamos sinceros assim vale a pena ouvir albuns e musica com esta capacidade de nos atirar para o outro lado.
Cada vez que ouço isto sinto-me no meio de um local estranho e relaxante onde de um lado se vê luz e noutro escuridão ou talvez seja afinal apenas uma visão daquilo a que chamam Purgatorio.
Um registo que acaba por mexer com o nosso interior,visionario,desafiante,explosivo e com uma carga emocional digna do melhor que já alguma vez foi criado dentro do Doom-Metal.
Mais que obrigatorio, essencial para todos os fans de Doom e mesmo que não se identifiquem com o estilo mas gostem de musica onde a parte instrumental se rege por devaneios/momentos apocaliticos e espirituais estão perante um magnifico trabalho, para realizarem uma daquelas viagens que ultrapassam qualquer sentido...e neste lado as fases terminais das duas musicas presentes neste album assumem especial relevo.
Um album magico!
http://www.myspace.com/whyangelsfall
Se quiserem comprar o album mandem mail para :bubonicprod@gmail.com
Não há link,porque sabem bem as regras com as bandas portuguesas aqui.

Sem comentários: