The Funeral Pyre-Vultures at Dawn

(Antes de mais cliquem no video em baixo antes de começar a ler...se é que alguem lê isto)
Quando se ouvem os primeiros acordes do novo album dos norte americanos The Funeral Pyre fica-se com uma sensação que se está a comecar a ouvir uma daquelas bandas de musica extrema satanica (vou evitar usar o termo BM para não ferir os puristas senão ainda recebo mais um hatemail todo fofinho) e a primeira descarga de veneno que dá pelo nome de "Vultures" apenas o confirma de uma forma bem forte.
Já os sigo á uns tempos e desde já digo que são uma boa banda e na minha opinião este album ainda os vai relançar mais, isto se não forem postos de lado devido a estupida tendencia de julgar as bandas atraves do estilo onde estão associados ao inves de serem escutadas com ouvidos de ouvir.
Mas seguindo, como afirmei este album é realmente mais uma das boas surpresas lancadas este ano e se este material fosse editado por uma qualquer banda vinda da cena francesa (por exemplo) estaria agora a ser louvado como se não houvesse amanha.
Primeiro ponto o som mais melodico/extremo do passado ganha aqui uma nova face, mais gelida e mais dedicada a dissonancia, não que se tenham tornado num daqueles nomes que costumo aqui falar, nada disso, apenas conseguem reconstruir o seu som tornando-o mais duro, negro e envolvente.
Um bom exemplo disso é uma musica como a tempestuosa "Monolith" que quase parece uma daquelas bandas de musica extrema de contornos religiosos...se os conhecem se calhar a esta altura estarão a pensar "wtf"..pois pensem bem nisso porque quando ouvirem o album ou vão odiar ou adorar.
Pessoalmente arrisco a ir pela segunda opção já que o que aqui se ouve é realmente muito bom e mesmo com estas aparentes mudanças a banda continua a destilar odio atraves dos instrumentos e da voz do John Strachan como nunca..sentirão é talvez um pouco falta dos ambientes mais pomposos do passado e que aqui quase não existem.
Mas se isto morre, fica-se (e é de realçar mesmo) a ganhar nos excelentes jogos de guitarra aqui presentes, por vezes dando mesmo a ideia que se está a ouvir uma daquelas boas bandas de Extreme Metal que sabem jogar com os temas...existem aqui partes que até me fazem lembrar uns Red Harvest (?!).
Musicas como as que falei ou a "Personal Exile" passariam mas tipo na boa num qualquer jogo do ouve isto e diz-me se gostas? a qualquer adepto de musica extrema que não pode ouvir a palavra metalc...
Bem nem digo mais nada a não ser que isto é mais uma excelente proposta saida este ano...algo surpreendente mesmo, mas no meio de todas estas mudanças nada me soa a falso...apenas é o passo seguinte para The Funeral Pyre...e quiçá talvez o mais logico.
Bastante recomendado.
Ah e já agora o artwork foi criado pelo Justin Barlett...
http://www.mediafire.com/?fo2onzjmnym

Sem comentários: