THOU-Summit


Costuma-se dizer que o terceiro album é um barometro onde se separam as boas bandas....das outras bandas boas e pelo que se ouve aqui, se é ainda restavam duvidas acerca da qualidade de THOU, este Summit tem tudo para se tornar numa especie altar para todos aqueles que gostam desta versão atualizada do Sludge.
Quando se libertam os primeiros acordes da By Endurance We Conquer sente-se uma tranquilidade refrescante no ar, mas passado uns segundos quando a bateria do Terry surge do nada, parecendo um comboio desgovernado a destruir tudo até embater na primeira frase berrada pelo Brian ("Waves crash down, unrelenting, unending.") é como se fossemos atirados para uma especie de lullaby morbido, e sendo assim só nos resta encostar a cabeça e deixar as coisas fluirem...
Está assim apresentado o novo trabalho da banda de Baton Rouge (Louisiana) e a partir daqui entramos num estranho mundo..mais agreste do que aquele que se ouvia no Tyrant e não tão groovydoom como aquele explorado no anterior Peasant, alias neste novo registo a banda acaba por se reedescobrir um pouco a si propria, como se fossem eles mesmo as suas influencias.
Os temas continuam bem lá em cima, mais, a mistura hibrida de Sludge|Post|Doom|Drone que eles criam hoje em dia não tem paralelo em mais nenhuma outra banda na minha opinião, o que só por si é mais que suficiente para os ouvir.
Uma das primeiras coisas que acabam por ser mais visiveis aqui é a melancolia de tonalidade ainda mais negra que o habitual.
O curto Summit Revisited dá a ideia que somos teletransportados para um daqueles funerais de NO onde se ouve Jazz/Blues..e estando no meio do album atua como um estranho balsamo de tom azulada e palida...
Esta adição de instrumentos (o violino e o piano são outros que se ouvem ao longo do album) acaba por dar uma musicalidade triste e funeraria aos temas, sendo que neste aspeto a Prometheus e a excelente Grissecon (esta é sem duvida uma das melhores musicas criadas por eles até hoje) são tocadas com uma ligeireza monstruosa dando a ideia que estamos suspensos e a ser consumidos..e se estas são o cortejo a "Voices In The Wilderness" é a camara ardente já que a parte final é quase uma liturgia..
Mas se o violino nos consegue tirar o ar, o que dizer dos riffs aqui presentes, mais uma vez a dupla de guitarristas consegue fazer um trabalho monumental, arrastado e hipnotico que nos atira para outra dimensão, o longo e sufocante embalar que se ouve na Another World Is Inevitable é apenas um exemplo de como os riffs de Black Sabbath podem ser degolados, enterrados para depois serem exumados e mostrados novamente com uma coroa de flores em cima deixando um cheiro nauseabundo suspenso ar...mas se o lado mais bruto soa assim, pelo outro lado as fragancias dedilhadas e mais planantes criam um autentico nó na garganta e quando se unem, são de uma beleza atroz.
A voz do Brian continua dentro do legado Sludge como até aqui, mas com as habituais incursões que quase o demonizam num vocalista de BM, mas sempre com aquele carisma que encaixa perfeito nos temas..
Pelo que sinto este é provavelmente o melhor album deles até hoje, conseguiram de novo captar aquela aura que me fez arrepiar quando ouvi pela primeira vez o Tyrant e que perderam um pouco no Peasant, mas que mostram aqui de novo e com resultados de uma morbidez assustadora...demasiado até, mas sem duvida é um daqueles albuns que nos acaba por tocar bem lá no fundo do nosso lado mais negro.
Será surpresa para muita gente, para outros nem tanto, mas para mim (e é isso que me interessa apenas) poucos albuns nos ultimos tempos me deixaram esgotado mentalmente desta forma....

6 comentários:

Vaargseth disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
::ZyK:: disse...

Varg, por enquanto não coloques o link sff :)

Anónimo disse...

Zyk, já existe pre-order do álbum? Tens algum link com as edições que haverão e preços?

::ZyK:: disse...

Ainda não existe pré-order nem na Gilead nem na Southern, ando a tentar apanhar a Tour Edition do album que a banda esta a vender na Tour.
Estou a espera dos restos..a ver vamos...
Tens ao lado os links para as editoras, mas assim que sairem aviso.

Anónimo disse...

Ok, thanks. Quero ver se apanho uma edição especial em vinil.

::ZyK:: disse...

Essa vai sair pela Southern Lord.E quero apanhar todas..para a coleção que tenho deles.