Castevet-Mounds of Ash


Prestem muita atenção a estes Castevet.
Aparentemente surgidos do nada e com o cunho da Profound Lore esta banda americana tem aqui um dos registos mais interessantes saidos nos ultimos tempos da nova vaga de BM americano.
Mais uma vinda do movimento Cascadiano, não que tenham raizes propriamente nesses locais já que Castevet vêm do outro lado do pais mais concretamente de Nova Iorque, mas a parte ideologica parece ter alguns pontos em comum com o movimento...
A banda inspira-se nos movimentos vulcanicos vs gelo de bandas como Panopticon,WITTR,Krallice (o album é mesmo produzido pelo Colin Marston) e afins, mas o que difere aqui é uma curiosa inspiração extrema que parece vinda de bandas extremas canadianas (pelo menos a nivel de rotação e voz em alguns momentos), e algumas do atual movimento mais vanguardista europeu do BM como Altar of Plagues e porque não de alguns registos mathcore..neste ponto não se assustem já, mas aquele baterista...escutem-no bem.
Junta-se tudo, mexe-se e obtem-se então Castevet, curiosamente album tem pouco mais de meia hora, tempo mais que suficiente para remisturar toda esta salganhada de influencias e onde somos teletransportados e largados á deriva no meio de um lago coberto de nevoeiro.
Riffs gelados, atuais e completamente retromindfuck têm um papel preponderante no autentico devaneio sonoro que aqui se ouve, não se trata de dissoncias nem nada que se pareca, alias muito pelo contrario, mas contêm um ambiente deliciosamente cativante e fresco quase inspirador que transforma a escuta num momento daqueles que nos fazem ficar estáticos a tentar decifrar cada nota que sai das colunas.
Escutem bem os sete minutos da ultima faixa "Harvester" e ouçam se aquilo não se parece com uns DarkThrone dos tempos mais florestais a tocar musicas dos Enslaved atuais ou algo assim, dois mundos quase opostos mas com uma estranha ligação entre eles...ou então na magnifica "Stones" que anda pelo meio..
E como perolas deste tipo existem muitas mais por aqui, basta encontra-las.
Curiosamente ou não este album tem tudo para adicionar Castevet ao lote das cada vez mais surpreendes bandas extremas norte-americanas, mesmo não usando o universo á volta do Sanford Parker nem estando situada no norte da california até ao Artico conseguem mostrar neste album que valem bem uma escuta/descoberta, isto se gostam do chamado Cascadian BM ou apenas de boa musica extrema atual..
E depois do autentico fail que foi Ludicra, da atual super apo$ta em Agalloch...e do atraso com Mitochondrion (este está a aborrecer-me bastante) a PLR continua a dar cartas no lado mais profundo da musica...ao menos isso.
Recomendado.
http://www.megaupload.com/?d=WFLK9TV4

Sem comentários: