Nachtmystium-Addicts: Black Meddle Pt. 2


Nachtmystium são atualmente uma especie de banda bonitinha do movimento extremo norte-americano muito á custa da junção|união que a banda liderada pelo Blake teve nos ultimos anos, tanto na coragem em abordar uma nova tendencia dentro do USBM como na sua inteligencia em conseguir captar para si as ondas sonoras de musicos como o Sanford Parker ou o Wrest de Leviathan assim só para nomear os mais conhecidos.
Depois da muitissimo interessante primeira parte do "Black Meddle", lançada á coisa de 3 anos (já?) surge agora a segunda metade para esta especie de trabalho conceptual e onde a banda continua a sua marcha gloriosa por territórios algo retro-vanguardistas das sonoridades mais extremas.
Realmente uma das permissas para este album era aprofundar ainda mais o conceito musical iniciado no trabalho anterior e curiosamente ou talvez não o Blake e companhia atingem aqui uma especie e limbo que ofusca ligeiramente o que anteriormente criaram.
Primeiro a nivel melodico é algo que vai apanhar muito fã de surpresa e segundo pela propria estrutura das musicas que em alguns casos caiem no basico refrão/solo/refrão tipicamente Rock.
Mas fora isto existem aqui musicas que continuam a tremenda cacofonia deliciosamente perversa e tipica dos novos Nachtmystium como as "The End is Eternal" , "Blood Trance Fusion" ou a bruta "High On Hate".
Juntando isto tudo temos um daqueles albuns que em determinados dias poderá soar fantastico enquanto noutros um aborrecimento quase atroz, mas quem conseguir descobrir um meio termo entre estes dois tipos de estado mental provavelmente estará aqui nas suas sete quintas.
Aprofundando mais a nivel musical é mesmo impressionante os diversos pormenores que algumas musicas contem sendo que as irritantes e viciantes "Ruined Life Continuum" ou a "Nighfall" são dos momentos mais altos aqui mostrados.
Embora a banda afirme que procurava aqui aquele feeling setentista por vezes o material aqui exposto aproxima-se de algumas bandas do movimento (preparem-se)....indie.
Talvez só irão apanham isto se ouvirem algumas dessas bandas, mas existem aqui autenticos momentos que quase poderiam estar num album de The Killers ou dos antigos Joy Division, por exemplo, sobre estes a batida da Nightfall é quase surreal.
Mas uma coisa é certa a forma usada pela banda não compromete em nada a tonalidade narcotica usada neste album, porque conseguem de uma forma quase natural dissolve-la no meio daquele jardim de papoilas e seringas sujas...
O som de bateria, que aqui tem o cunho do Jeff Whitehead ou Wrest, tambem me parece bastante interessante e talvez venham mesmo dele as "estranhas" influencias que falei em cima, mas o homem toca, toca mesmo muito tanto num registo mais extremo como numa vertente mais soft conseguindo obter resultados dignos para aquilo que o album representa, basta escutar com atenção logo as primeiras faixas do album.
Outro pormenor interessante é a forma como o Blake consegue encaixar a sua voz ao longo do album, quase não muda o tom mas tanto consegue aplicar as cordas vocais numa quase radio-friendly song como a "Nighfall" e de seguida aplicar a mesma dose numa cosmica "The End Is Eternal" ou na "Blood Transe Fusion" com resultados brihantes.
Atualmente a banda conta nas suas fileiras com dois elementos de Lord Mantis (que se preparam para regressar este ano, regresso esse que é bastante esperado por aqui) e pelo cada vez mais guru S. Parker, com um line-up destes adorava ver como soariam estas musicas ao vivo.
Em resumo, um bom album na linha do anterior com alguns destaques absolutamente focalizados na criatividade e com uma envolvencia tipicamente Nachtmystium, mas algo abaixo da obra-prima que foi o regresso de Twilight e de onde alguns musicos aqui presentes tambem dão um ar sufocante da sua graça mas com melhores resultados na minha opinião, mas mesmo assim nota bem acima da media...cuidado com os refrões que ficam cravados e a ecoar na cabeça..
http://www.mediafire.com/?3qkygjzm5j3
Fica aqui mais um momento indieblack ou whatever..

Sem comentários: