Morowe-Piekło.Labirynty.Diabły


Confesso que aquilo deixou curioso e me fez ouvir este primeiro album dos polacos Morowe foram as influencias que supostamente estão por detrás desta banda.
Não que isto seja mais um daqueles super-projetos que vão abundando por ai, mas sim devido aos devaneios de inspiração musical que o trio Nihil, Hans e BaronVonB aqui mostram.
Musicalmente isto é mais uma daquelas bandas de avant-garde extremo vindas do leste europeu que pegam na sonoridade bruta do DM polaco e a embrulham com bizarras influencias vindas do norte da Europa, sendo que neste caso os nomes Arcturus,VBE ou Dodheimsgard são talvez os mais fortes no que concerne á influencia direta.
Os temas aqui contidos são bem estruturados e mostram que a banda sabe bem os terrenos que pisa e aquilo que quer, é certo que não inovam nem se está perante um album que mudará alguma coisa na musica extrema, mas aquilo que Morowe oferece é acima da media.
Depois de escrever isto não pensem já nuns Vesania ou nos austriacos Amestigon ou Abigor (por exemplo), apesar do album viajar e pegar nalguns momentos similares com essas bandas não é isso que se trata aqui.
O album vive numa especie limbo de Post-Black-Death de contornos vanguardistas que requer alguma atenção.
Existem aqui musicas muitissimo interessantes como a "Komenda" que vive bastante da paranoia de uns DHG, mas se por um lado existem momentos assim, noutros assistimos ao deambular de riffs que bem poderiam estar num album de Loits....isto se fosse vocalizado por um Nergal mais primitivo, confirmem na "Tylko piekło, labirynty i diabły" ou a "Wężowa korona".
Os temas são todos berrados em polaco o que não permite em nada compreender aquilo que o Nihil manda cá para fora, mas presumo que a tematica seja a recorrente dentro deste genero de musica.
Enfim um album que poderá agradar tanto a fans de DM polaco como a fans das vertentes mais á frente da musica extrema, por aqui tem rodado com alguma regularidade, se ficaram tentados depois destas linhas peguem nestes Morowe e escutem aquilo que aqui mostram porque na minha opinião é bastante interessante.
http://hotfile.com/dl/47671790/5e00fd7/M_10_PLD.rar.html

2 comentários:

Vaargseth disse...

Estive agora a ouvir este álbum. Não achei mau de todo... de todo... Entrou-me facilmente no ouvido e até me fez lembrar algumas bandas como Furia, Arckanum e mesmo Shining... Bastante bom. Boa descoberta Zyk!

Vaargseth disse...

Só mais um comentário sobre este álbum. Uma coisa que esta banda conseguiu fazer foi de usar o silêncio em paralelo com o barulho e não estragar a harmonia do mesmo... o que é uma coisa muito difícil de se obter. Oiçam a Czas trwanie zatrzymać que é um bom exemplo disso.