Satyricon-The Age of Nero


Depois das vergastadas que abrem o album a dupla norueguesa consegue de uma forma bem simples fazer a ponte entre o seu passado com o que têm vindo a criar nestes ultimos anos.
Depois de uma dupla de albuns em que tentavam captar um certo sentido Bn´R e Satyr e Frost agora colocam um pouco de lado essas ambiencias e concentram-se um pouco mais no exprimentalismo do genial Rebel Extravaganza e ainda lhe adicionam um certo sabor DM inspired.
Embora se situe ainda muito longe dessa obra-prima da musica extrema, neste album e depois do primeiro avanço vem a confirmar-se que este album bem se poderia colocar numa fase pos RE, isto atendendo ao que são hoje em dia e naquilo que se tornaram em termos de sucesso a nivel mais mainstream.
A identidade que se tinha vindo a perder lentamente aqui é de novo um pouco recuperada,falo principalmente a nivel de ambiente e negritude nos temas porque de resto as lantejoulas ainda por lá andam um bocado a solta.
Mas é giro ouvir um album assim que consegue ter uma tonalidade Satyricon bem vincada ser oferecido a tanta gente que provalvemente desconheçe o seu passado mas que definitivamente leva a que muitos sejam tentados a compreender o porquê de eles se terem tornado numa das forças mais poderosas e malditas do BM dos ultimos anos.
Existem aqui temas que tanto apelam aos fans da nova geração como alguns que são autenticas obras de arte e que demonstram que a banda ainda tem uma palavra a dizer na musica extrema actual e para dar um exemplo perfeito desses dois casos é só escutar o viciante e muito bom "The Wolfpack" e depois compara-lo com os brilhantes "The Sign of The Trident" ou "Den Siste"(neste aquela parte do meio(sopros)merecia melhor tratamento para se tornar no tal tema final arrebatador),dois mundos,duas ideias perfeitamente englobadas entre si que mas acabam por se complementar.
Este album apenas peca na minha opinião em dois coisas,a voz e o excesso de groove.
Se o Satyr aqui cantasse com mais garra seria ainda mais interessante,mas convem dizer que os temas em si e os ritmos que o Frost atira tambem não ajudam para grandes devaneios vocais é tudo tocado certinho,no sitio e com algum medo de arriscar,tambem se entende e talvez neste aspecto a RR tenha tido uma palavra a dizer não sei ou então o Baresi não lhes deu muita margem de manobra e o homem gosta de tudo muito certinho.
Em resumo é um album interessante bastante melhor que o Now Diabolical e que se iguala a um Volcano ou talvez o supere nalguns aspectos e como disse acho que consegue agradar a fans antigos como aos mais recentes apenas lhe falta fazer o mesmo que Nero ser insano e louco e queimar tudo a volta...neste aspecto o fogo é apenas o acender de um fosforo falta a força para o resto.... e a vontade mas ouve-se muito bem.
Link com a edição limitada do album com alguns tema extra dos quais se destaca uma brutal versão do classico Mother North com orquestra.
http://rapidshare.com/files/159260409/Satyricon_-_2008_-_The_Age_of_Nero_-_Limited_Edition.rar

Sem comentários: