Celestiial|Blood of the Black Owl-"S/T"

Bem vou falar agora de uma coisinha que aterrou aqui há uns dias e me deixou de orelhinhas bem no ar.
Não é muito comum nem normal falar de splits embora uma vez ou outra o faça.
Não que não goste do formato mas na grande maioria das vezes existe um certo balanço entre o mau e o bom e poucas vezes encontro splits que funcionem na perfeição.
Mas existem excepções as vezes com se veio a tornar este brutal trabalho de Celestiial e Blood of the Black Owl.
Duas bandas que acabam por surpreender bastante pela musica e ideias que conseguem transmitir ao longo destes dois longos e brutais temas de Post-BM.
Confesso que das duas apenas conheço o trabalho de BotBO (alias que curto imenso),Celestiial eram uns perfeitos desconhecidos mas que acabaram por se tornar numa excelente descoberta por estes lados.
Como referi este trabalho conjunto encontra-se divido por dois temas bastante longos mas que me parecem ser bastante apelativos para quem gosta de varias sonoridades que vão desde o Folk passando pelo Post seguindo pelo BM mais experimental até ao Drone.
Os primeiros (Celestiial) fazem ao longo de 15 minutos a uma especie de voo nocturno por dentro de uma sonoridade que se começa por situar entre o Folk e o Ambient para ir descambar num BM de tendencias funerarias e extramente lentas no qual a voz surge como um grito de desespero no meio daquele quadro sonoro bastante triste e penoso,resultando numa excelente musica.
E se Celestiial elevam a qualidade deste registo a niveis estratosfericos Blood of the Black Owl não lhe ficam atras.
Mais um tema gigante e mais uma vez com um som que anda a divagar por diversos antros e bem mais psicotronico que o anterior.
O Post-BM criado pelo Chet W. Scott vai buscar influencia a um sem numero de estilos e generos desde o Shoegaze até ao throat singing(aquela parte final lembra bastante o trabalho do Csihar em Sunn O))) ) passando pelo folk até descambar no Drone.
È um bocado bizarro falar disto tudo em apenas um tema mas sinceramente só mesmo ouvindo porque isto é um mar de ideias e criatividade extrema com uma beleza tocante e uma sensibilidade musical um pouco fora do comum.
Pouco mais existe a dizer a não ser que este é para mim o melhor split que ouvi este ano.
Exprimentem que isto é BRUTAL.
http://www.megaupload.com/pt/?d=8RGKJR3T

Sem comentários: