Year of No Light-Ausserwelt


Realmente surpreendente este novo trabalho dos franceses Year Of No Light, e em todos os sentidos na minha opinião.
Para quem os conheceu com o Nord (como eu) e tem assistido ao desenrolar da historia desta banda sabe bem aquilo que estes rapazes de Bordeus sabem criar...e este novo "Ausserwelt", não foge á regra e mais uma vez os confirma como um dos nomes da linha da frente do actual Post-qualquercoisa europeu.
Descrever estes quarenta e tal minutos de musica até nem seria dificial, bastaria para isso apenas dizer, VIAGEM ou JORNADA, assim mesmo com caps lock, porque aquilo que aqui se ouve, sente e vive, é exactamente isso mesmo, uma autentica viagem por entre paisagens post com delirios de shoegaze progressivo e explosões "sludgedoomicas" daquelas da nova geração.
Totalmente instrumental o que ainda acaba por dar mais enfase e vivacidade a musica, aquilo que aqui se ouve é quase uma brisa de ecos sonoros que nos elevam até a estratosfera e nos deixam a pairar nas nuvens...sejam elas de cinza ou não a banda consegue manter-nos mesmo suspensos ao longo da escuta do album.
Por vezes soando quase de uma forma angelical, lembrando aqueles momentos etereos do classico The Silent Enigna (que cada vez mais é na minha opinião uma imensidão de influencias para este estilo) outras mais explosivas, aquilo que se retem é mesmo uma sensação de ar bem fresco na cara que nos vai deixando quase imoveis e de olhos fechados enquanto seguimos todos os acordes saidos das mãos destes seis rapazes.
È quase impossivel ficar indiferente a musicas como as Perséphone tanto a I como a II, e no caso desta ultima chega mesmo a ser arrepiante sentir o dedilhar das guitarras em simbiose com a bateria ao longo da faixa...
Curiosamente a falta de vocalizações aqui poderia ser visto como um passo em falso pela banda, mas afinal nada disso se passa ou sente alias até me parece que este material para ter voz teria de ter um vocalista muito, mas mesmo muito inspirado porque os temas aqui representados são mesmo de uma grandiosidade e genialidade quase aberrante...falo por mim isto assim desta forma é um autentico doce daqueles que dá um prazer do catano em ouvir e explorar.
Costuma-se dizer ás vezes que certa musica é um orgasmo musical, pois bem acho que se querem mesmo um bom exemplo para isso é ouvirem mesmo este Ausserwelt.
Absolutamente fantastico e de escuta obrigatoria para todos os que aqui caiem...sejam de paraquedas ou não.
Abram os braços, fechem os olhos e sintam, digo SINTAM isto...
http://hotfile.com/dl/39963800/b84e170/Year_Of_No_Light_-_Ausserwelte_2010.rar.html
PS-não sei se este link tem o album completo, porque andam ai alguns que não tem a primeira musica, se for o caso avisem que tento encontrar outro.

4 comentários:

Corruptor disse...

Pois, a primeira faixa diz que não dá. Vou procurar um link que tenha a coisa completa. Deixaste-me curioso. Obrigadus.

::ZyK:: disse...

Já mudei, tenta este...

Corruptor disse...

Fixe!

Vaargseth disse...

Sinceramente, nunca tinha sido "envolvido" por esta banda... a coisa não me entrava... mas com este novo álbum a coisa melhorou. Ainda estou a estudá-lo...
Banda porreira, que eu desconhecia até à pouco tempo...
Nice.