Ossein-Declination


Nos dias de hoje o BM parece ganhar novos contornos musicais assim á primeira vista poderia-se dizer que muitas das bandas que vão surgindo por ai são inovadoras por adicionarem elementos estranhos a frieza e malvadez musical mas será mesmo assim?
Sinceramente acho que não,muitas bandas tornam-se objectos de culto por parte da nova geração de fans que acabam por sentir um pouco aquilo que muitos de nós sentimos quando ouvimos certas bandas na decada passada que apesar de beberem muito do feitiço do trve evil nordico adicionavam um certo sabor digamos exotico as suas criações,assim de repente lembro-me de nomes como Ulver,Fleurety,Storm,Burzum a dada altura,Virus etc, isto só para citar alguns dos que se demarcavam um pouco daquilo que era feito dentro da musica extrema.
Nos dias de hoje acontece exactamente o mesmo mas é numa escala mais global,efeitos do virus maligno gerado dos queimadores de lenha cristã.
E o pais que actualmente tem alguns dos projectos mais interessantes são os EUA,tanto a nivel de BM extremo como no tal BM mais exotico.
Nomes como Wolves In The Throne Room,Krallice,Wrath of the Weak vão lentamente criando um enorme culto a sua volta já para não falar nuns Leviathan,Xasthur,Nachtmystium,Temple of Ascension,Agalloch,Krieg ou Twilight que esses já são o que são.
A adicionar ao grupo surge agora mais um nome:Ossein.
Trata-se de uma banda recente e que me surpreendeu bastante nos ultimos tempos com a musica que cria,conseguem fazer a ponte entre aquele BM frio nordico e florestal com um sentido mais digamos espiritual de uma maneira que roça a perfeição.
Imaginem os momentos mais misantropos de Abyssic Hate ou Burzum misturados com a sensibilidade de uns Anathema recentes com um feeling shoegaze a pairar no ar,soa estranho não é,mas é apenas uma das coisas sinto quando ouço este album.
São apenas 3 temas mas com os minutos contados dão a soma de mais de uma hora de musica belissima,introspectiva,espiritual,ambiental e muitissimo fria no qual varios universos se vão fundindo criando um autentico espaço que tanto tem de magico como de real.
Por vezes dá a sensação que se está a sentir uma brisa a bater na face em certos momentos o imaginario Ulver funde-se com o de Burzum dando origem a uma avalanche sonora que nos remete para outras coisas...e mais não digo.
Mas em vez de divagações mais vale é ouvir o album que vale a pena.
http://rs552.rapidshare.com/files/142228764/Ossein_-_2008_-_D_nihilistikterrror_by_ca_nihil.rar

Sem comentários: