The Axis of Perdition-Urfe


Existem albuns que se vão ouvindo ao longo dos anos que acabam por despertar sentimentos estranhos uns logo a primeira outros tornam-se autenticos pesadelos á medida que se vão descobrindo.
Este novo registo de The Axis Of Perdition encaixa nestes dois mundos.
Primeiro porque quem se atrever a ouvir sem estar preparado poderá ser sugado para uma dimensão estranhamente obscura e em segundo porque a meu ver a arte contida neste registo duplo tem tudo para se tornar numa especie de literatura musical bem medonha.
Trata-se de um album conceptual imaginario onde uma personagem (Urfe) deambula por entre uma cidade decadente chamada Locus Eyrie.
Devido a uma misteriosa carta ele é obrigado a encontrar a Salvação,mas com isto ele descobre que nem tudo o que parece é, e que para atingir o seu fim tudo tem um preço...mas alto.
A realidade em torno da sua pessoa desintegra-se e ele descobre que afinal o mundo em seu redor,não é afinal aquilo que os seus olhos veem.
È neste clima fantasmagorico que a musica se vai desenvolvendo por entre partes industriais que trazem a memoria alguns jogos para mais de 18 anos que por ai andam e sobre o qual é declamado todo o caminho percorrido pela personagem central.
Um autentico conto de Horror com musica uma especie de literacia obscura e medonha que tem o mesmo efeito se for comparada ao que lemos por vezes em diversos autores digamos mais "goticos".
A primeira parte é uma autentica OST já que apenas a voz ecoa(narrada pelo actor Leslie Simpson) e o ambiente claustrofobico e industrial vai surgindo e transformando a sala em redor num cenario estranho e morbido com algumas passagens que chegam mesmo a ser macabras.
Na segunda parte continua a mesma viagem talvez ainda mais insana e com a adição de alguns momentos musicais mais extremos na linha de uns DsO e com uns vocais sentidos e que lembram bastante a maneira de cantar do Alan de Primordial.
São poucos esses momentos mas bem atirados ao sentimento musical aqui patente.
È um album longo e completamente ambiental num sentido imaginario,decadente e urbano mas com um poder intenso.
Um livro ou melhor uma historia de Horror musical muitissimo bem conseguida e cinematografica é o que oferece desta vez a banda inglesa.
A ouvir de preferencia com uns fones...a viagem ainda resulta melhor.
http://www.megaupload.com/pt/?d=JFK8GIXR

Sem comentários: