Nachtmystium-Assassins: Black Meddle Part I


Este é provavelmente o album que mais ansiava ouvir em 2008.
Primeiro porque são uma banda que gosto imenso e segundo porque as noticias a volta da concepção deste trabalho previam algo magico.
Misturar BM com uma certa "paranoia musical" vinda de muitos lados estranhos como Pink Floyd (palavras da banda) poderia ser visto como algo dificil de conseguir criar e pior fazer.
Quem conhece a banda e a tem seguido ao longo dos anos sabe que as coisas apos o Demise foram mudando um pouco e atinguiram proporções enormes no Instint:Decay e deixaram muita gente de boca aberta com o ep Wordfall,mesmo apesar de ser curto e grosso mostrou o que a banda andava a fazer e a criar uma pequena amostra daquilo que ai vinha.
A partir daqui abre-se uma nova porta.
Ao longo destes 10 temas a banda atingue a perfeição.
O BM mais antigo não foi esquecido mas está diferente e é misturado com inumeras influencias que lhe dão um sentido estetico perfeito.
Coisa que se nota logo ao segundo tema "Assassins" que ao longo dos 8 minutos mostra bem como são e ao que vem estes novos Nachtmystium.
Ambiente de samples que lembra muitissimo trabalhos como "Out of a Center Which is Neither Dead nor Alive"(acredito que o S.Parker que produz esta obra tenha tido uma palavra a dizer) é misturado com melodias que andam a vaguear entre o BM e o som mais pantanoso.
E a viagem segue no tema seguinte "Ghosts of Grace" embora aqui se note que existe um sentimento mais roqueiro que é emaranhado pelo excelente trabalho vocal do Azentrius tendo como resultado uma musica bastante catchy e de facil acesso.
Aqueles riffs de guitarra quase vem do Stoner Rock...mas em vez de trazerem calor parece que estão cobertos de gelo.
Mais uma reflexão e zás saca-se do punhal....
È mais ou menos que visualizo quando ouço os dois temas seguintes.
Primeiro cria-se um clima de suspense e depois...conhece-se o verdadeiro inimigo e um dos temas mais violentos deste album com uma letra fantastica.
O som que é sacado aquando do inicio deste tema dá mesmo a ideia que alguem leva uma facada e depois o assassino fica ali perante o seu acto a espalhar o seu odio perante tudo e todos.
Na faixa seguinte "Code Negative" que tem um inicio que poderia ter sido criado por DsO tudo volta ao inicio ou seja a tal nova roupagem dos temas volta a ter um papel determinante e aqui ainda mais desenvolvida e trabalhada com a adição de sons dos quais se destacam os solos muitissimo Pink Floyd inspired e ambiente Hammond...apos a escuta fica-se de rastos,acreditem...NO CURE FOR THIS ILLNESS.
Após isto surge uma descarga de BM violentissimo,"Omnivore" é o tema que mostra como era o passado da banda e no qual o senhor Tony Laureano mostra porque é um dos melhores bateristas da cena extrema.
Para o final chega a trilogia Seasick que se divide em, pois, em três partes,senão não era uma trilogia :) .
Aqui é mais uma vez a vertente progressiva que vem a tona e não existe muito a acrescentar a não ser que existem coisas que merecem ser ouvidas com atenção...algumas surpreendentes.
Para concluir este texto apenas digo,a espera valeu a pena muitissimo mesmo já que a banda prometeu muito e cumpriu.
Provavelmente os fans mais acerrimos da fase BM não irão gostar lá muito,mas who cares...as bandas mudam mas desde que mantenham as suas qualidades intactas merecem o respeito de todos.
Album GRANDIOSO e que nos ultimos tempos tem rodado por aqui quase fanaticamente.
http://rapidshare.com/files/121254407/Nachtmystium_-_Assassins_Black_Meddle_Pt._1_2008__by_brendo333.rar

Sem comentários: