Black Sun Aeon-Darkness Walks Besides Me


Ora aqui está um album que esperava com alguma expectativa,talvez devido aos nomes envolvidos não sei,mas havia aqui que me fascinou quando soube disto.
Pois bem depois de ter andado a volta dele ficam aqui as primeiras impressões.
Sonoridade Death/Doom tipicamente finlandesa,ambiente soturno e folhas a cair.
Ok são as bases de muitas bandas do estilo vindas da terra dos mil lagos até aqui nada de novo,mas e o resto?
É que num album onde se juntam musicos de Amorphis,Moonsorrow ou dos menos conhecidos Sotajumala pode ser de facto algo interessante e um escape para o meio marasmo em que as suas bandas de origem se encontram mas se o é ou não compete a cada um decidir,mas por estes lados digamos que conseguiu estar ao nivel daquilo que se esperaria.
O projecto idealizado pelo Tuomas Saukkonen consegue pegar em quase tudo o que de melhor foi feito dentro da cena finlandesa misturar e oferecer de volta embrulhado em papel queimado pelo tempo e com uns ramos secos a volta.
Dividido em 9 capitulos por entre os quais deambula uma especie de historia conceptual meio pessoal e bastante melancolica o musico chama até si nomes que lá no fundo transformam com o seu toque pessoal cada tema e neste caso a participação do Mikko Heikkilä de Sinamore consegue dar um feeling epico aos temas enquanto as participações mais extremas só por si só valem uma escuta,alem do mais o Tomi de Amorphis volta a fazer uma das coisas que melhor sabe fazer que é usar aquela voz brutal.
Mas como disse a musica aqui é feita um pouco a medida do super-projecto que é vai buscar algumas das coisas mais interessantes do genero desde Swallow The Sun até Amorphis tanto antigo como da nova fase deixando por vezes um certo sabor a Katatonia no ar,embora não tão meloso quanto eles e por vezes mais escondido embora com o rabo de fora.
È um album triste,deliciosamente triste com um toque epico que por vezes não resulta bem e com algumas passagens não muito bem conseguidas isto num aspecto mais instrumental,mas mesmo assim acaba por ter nota positiva.
A "banda" não arrisca muito mas tambem não compromente sabe encaixar as coisas e as ideias e mesmo que não resultem em alguns momentos noutros acabam por abafar esse lado menos bom.
Destacaria os temas "Chapter 5. (A Song For My Weakness)"este é talvez a melhor faixa do album, a par do "Chapter 4. (A Song For My Sorrow)" e o segundo tema o brutal e Engolidor de Sóis "Chapter 2. (A Song For My Wrath)".
Se gostam das cenas que fui mencionando ao longo deste texto exprimentem caminhar ao lado da escuridão.
È um album muito interessante mesmo.
http://rapidshare.com/files/208408888/Black_Sun_Aeon_-_2009_-_Darkness_Walks_Beside_Me_-_by_Skhrnykhsk_-_MusikFactory.rar





Sem comentários: