Isis-Wavering Radiant


Quando uma banda de um momento para o outro passa a ser a fonte de inspiração para inumeros projectos dentros do mais variados estilos musicais nos dias de hoje que poderá ela fazer para que não caia no erro de ser tornar uma copia dela mesmo?
Tem duas opções ou continua no mesmo registo mas fazendo as coisas com aquele carisma que as demarca do resto ou simplesmente seguir o caminho mais arriscado e explorar outros universos.
No caso dos norte americanos Isis o que se passa na actualidade é um misto destas duas coisas já que conseguem manter aquele registo unico e ao mesmo tempo entrar pelo artico dentro a procura de ar fresco para um genero que ajudaram a criar.
Se no album anterior a banda já revelava algumas piscadelas de olho a outras coisas aqui o Aaron Turner e companhia arriscam mesmo e sem se dar por isso dão um salto de gigante em relação a concorrencia.
Pessoalmente não gosto muito do album acho-o quase anti-Isis,mas se for a ver as coisas de uma forma mais lirica e profunda o que temos aqui é um muito bom album.
È estranha a frase não é?
Não gostar de algo e ao mesmo tempo achar que se está perante algo bom,pois bem mas até é simples isto.
Primeiro e mais evidente nota-se que a banda entra num experimentalismo quase indie ou Soft-Post-Rock como queiram de uma forma que quase arrasa a sonoridade da banda e se anteriormente isso era sublimemente misturado com alguma agressividade aqui esta palavra deixa quase de fazer sentido e em vez disso a banda agora anda a navegar por paisagens melancolicas que rementem para aquilo que por exemplo A Perfect Circle já fez ou noutro campo mais directo uns GIAA o que não é mau pelo contrario,mas que acaba na minha opinião por matar um pouco o clima Isiano caracteristico já para não falar no som cada vez mais Tooliano que as vezes se apanha na cara como o que se ouve por exemplo ao longo da "Threshold of Transformation" ou logo na espectacular faixa de abertura "Hall Of The Dead" e neste apesar do riff inicial recuperar um pouco do ambiente de uma faixa como a "Celestial-The Tower" mais polida consegue soar a tudo e a nada dentro do universo Isis.
Talvez isto se deva a tour que fizeram para promover o In the Absence of Truth com a banda do MJK ou devido a participação do Adam ou se calhar não é nada disso é apenas o cunho do Baresi já que aqui existem momentos que lembram tambem o ultimo de Enslaved pelo menos naquelas partes mais "sem medo" no album e ele tambem foi o responsavel pelo som.
Uma coisa é certa é uma banda que não consegue fazer musica má e aqui prova-no mais uma vez.
Mas sinto falta daquelas explosões nos temas,daquele registo agreste mas ao mesmo tempo limpido e sentimetal e de uma parte instrumental mais solta que agarrasse logo a primeira aqui para minha pena pouco ou nada disso existe em vez disso apostaram no facil(ok talvez não seja bem essa palavra) e no mais orelhudo talvez para entrar noutro campeonato que em boa verdade até merecem,mas um tema como "Stone To Wake A Serpent" não soa lá muito a Isis.
O que confirma aquilo que disse em cima mostra a banda a procura de novos espaços talvez mais envolventes e fofos em detrimento de outros mais espinhosos se resulta ou não os fans mais acerrimos que vejam a banda pela musica o dirão.
Por estes lados apesar da qualidade enorme colocada pela banda em cada tema é uma semi-desilusão acho o ITAOT superior já para não falar que fica a anos luz do Panopticon que é o meu preferido,ou num Oceanic que tambem teve mais ou menos uma mudança meio drastica no som da banda.
Um "Foco Luminoso indeciso"....hum curioso é que é mesmo isso aos meus ouvidos existe muita luz mas acaba por se tornar em algo:gosto/não gosto.
http://rapidshare.com/files/210718488/isez-UKi.rar

Sem comentários: