Thee Orakle-Metaphortime


Actualmente as bandas portuguesas dividem-se em varias categorias.
Umas procuram fazer algo diferente, outras continuam a sua senda metalica normal e o resto não valem uma escuta sequer.
Os Thee Orakle depois de ouvir o novo album acho que se podem englobar na segunda categoria.
Neste primeiro album a banda consegue duas coisas que me parecem bem esgalhadas primeiro um som Death/Doom que me transporta um pouco para aqueles ambientes de algumas bandas do Sul da Europa na decada passada e depois adicionam algo moderno sem com isso descaracterizarem a sua sonoridade base.
Nomes como Septic Flesh antigo,os austriacos Darwell,ou os portugueses ThanatoSchizo e Moonspell da nova fase são referencias que me parecem demasiado obvias naquilo que mostram neste album e primeiro da banda.
Misturando um pouco de cada uma conseguem criar um trabalho que apesar de não se estar perante algo que mude as regras deste estilo consegue ser agradavel e não comprometer.
As vozes quer do Pedro quer da Mika são muito boas para o estilo que a banda segue mesmo quando ele entra num registo mais Ribeirista e deixa de lado aquele vozeirão mais greekinspired a boa maneira de Septic Flesh.
Já a Mika apenas acaba por complementar a voz masculina mas mesmo assim a nota é positiva e fizeram bem não cair no cliché já algo batido e porque não dize-lo meio sem jeito do jogo bela e do monstro e já agora o trabalho dela na faixa "White Linen" está muito bem conseguido tal como as vozes de apoio na "Ghost Memories".
A nivel instrumental apenas não gostei lá muito daqueles momentos em que a banda se perde um pouco num registo mais truemetalpoderoso algo basico onde o som parece desintegrar-se um bocado acabando por não encaixar lá muito bem já para não falar em alguns saques algo sarcasticos como por exemplo inicio da Never-Ending Dilemma que é bastante Metallicainspired na minha opinião.
Mas a boa produção dos UltraSound Studios acaba por esconder um pouco esses aspectos menos bons.
Algumas influencias externas com as que se ouvem na "Alchemy Awake" dão a ideia que se está a ouvir uns Orphand Land misturados com Moonspell e neste a participação do Sa'aron de OL está mesmo porreira.
Em resumo se gostam das bandas que fui aqui mencionando ao longo do texto certamente irão apreciar este album mas como disse não se trata de nada extraordinario ou que vá mudar algo no genero mas mesmo assim parece-me um album bem honesto e que vai ao encontro daquela legião de fans de gothicdarkmetal mais tradicional que gosta destes ambientes mais basicos do genero.
http://www.myspace.com/theeorakle

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que não passam de devaneios...

::ZyK:: disse...

Pois...