Neurosis-Given To The Rising


Com tanta banda hoje em dia influenciada ou supostamente influenciada pelos Californianos Neurosis é facil ver o impacto que tiveram ao longo da sua carreira em quem os ouviu ou levou a criar uma simples banda.
A palavra criatividade e inovação sempre esteve presente tanto á vista como mais camuflada no meio do universo musical Neurotico para isso basta abrir bem a mente para absorver a totalidade dos ambientes criados pela banda.
Desde já digo que não é facil ouvir a banda,o som não é de facil digestão é doloroso,triste, é como sermos arrastados por um turbilhão de emoções depressivas,uma especie de psicose caotica que nos faz andar a volta e por vezes sentir mal e levar ao isolamento.
Na sonoridade da banda não existe espaço para melodias faceis ou momentos deja dú.
E talvez por isso esta seja considerada por mim uma das melhores bandas que já ouvi até hoje e sobretudo porque se identifica comigo na minha maneira de ser e estar e têm actuado ao longo da minha vida desde que os conheci como uma especie de complemento sonoro aos meus dias.
Por isso cada lançamento com a marca Neurosis é recebida deste lado de uma forma ansiosa e nervosa, e este tipo de sensações apenas algumas bandas o conseguem na minha mente.
E mais uma vez se passou isto com o novo "Given to the rising" um album que a meu ver apanha a banda na sua forma maxima.
Ao longo dos 10 temas encontra-se uma especie de apanhado de todos os seus albuns e quando falo em apanhado não me quero referir a peças soltas dos albuns,mas naquilo que de melhor fizeram até hoje,quem conhecer a banda decerto entenderá as minhas palavras.
A caracteristica sonora mais uma vez é unica tanto aquele toque hipnotico dado pelas batidas Jason Roeder que ajudam a criar ritmos quase ritualistas,como as guitarras do Von Till e do Kelly que actuam como uma especie de nuvem sonora por cima de nós,tudo isto ajudado pelos ambientes criados pelo Landis que criam uma especie buraco negro que parece sugar-nos.
Este album anda muito a volta disto tudo e muito mais.
A voz tanto do Kelly como do Von Till por momentos chega a arrepiar como acontece no final do "Fear and Sickness" ou no assustador "To the Wind" em que as paisagens iniciais e são literalmente degoladas pela voz do Von Till no final do tema criando uma especie murro no estomago.
O album vive como já disse na diversidade de estados de espirito ao longo da escuta e um exemplo perfeito disso é este tema tal como o "Distill-(Watching The Swarm)".
Existem temas mais acessiveis como o "Water is not enough" ou "Hidden Voices"(um refrão que encanta de tão viciante que é),mas esta acessibilidade não significa facil escuta já que os temas são bem negros e de certa maneira hipnoticos.
E por falar em hipnose o incio do "At the end of a road" chega a lembrar Sunn O))),mas logo somos logo puxados para o universo Neurosis,arrastados pela voz do Scott Kelly de uma maneira quase dolorosa,este é para mim um dos pontos altos(mas na realidade são todos) do album e aqui assiste-se a uma especie de retorno aos Tempos da Graça.
Mas não me vou alongar mais que isto já vai num longo devaneio,apenas vos digo ouçam se não conhecem ou tentem descobrir uma das bandas mais Geniais que surgiu nos nossos dias.
E se os Tool ao longo da sua carreira trouxeram uma lufada de ar freso ao rock os Neurosis fizeram o mesmo ao Metal e seus derivados e não se esquecam todo o que ouvem hoje em dia ou em grande parte muita coisa se deve a estes senhores vindos da quente California.
Para mim está encontrado o album do ano e ainda vamos só em Março,mas esta genialidade e criatividade está ao alcance de muitos poucos musicos.
Obrigado Neurosis pelos momentos que ajudaram a moldar a minha alma e continuam a faze-lo.
Dá gosto ouvir albuns assim....

Sem comentários: