Cobalt -Eater of Birds


Aqui há uns anos ouvir BM vindo de fora do Norte da Europa era quase uma heresia e de facto era muito pouco fora do comum as bandas fora desses recantos conseguirem criar musica malevola com tanta envolvencia como a vinda dai.
Hoje passa-se o oposto mudou muita coisa e a grande maioria das bandas interessantes do genero encontram-se noutros recantos geograficos.
E depois de dizer isto vou passar a explicar aqui há uns anos ouvir falar em BM vindo dos EUA era motivo de gozo e chacota por vezes,mas isso mudou e muito.
Nomes como Twilight,Nachtmystium,Krieg,Judas Iscariot,Xasthur,Leviathan entre outras vieram amordaçar muitos desses puristas do estilo e em alguns casos pontuais essas mesmas bandas conseguem atinguir uma forma que se calhar nenhuma banda "...from the north" conseguiu.
A acrescentar a esse pequeno leque de petardos sonoros ha que juntar mais uma perola que nos ultimos tempos me tem andado a atormentar.
Falo dos Cobalt banda que tem as suas raizes no BM mais puro mas que consegue absorver algumas coisas vindas fora do estilo bem interessantes um pouco como vão fazendo os fantasticos Nachtmystium.
Este album de nome "Eater of the Birds" pode muito bem a vir a surpreender muita boa gente "evil" e porquê perguntam vocês.
Bem primeiro porque são uma boa banda(basico) e depois porque conseguem misturar bombardeamentos tipo Blasphemy com cenas que poderiam muito bem ser feitas por uns Neurosis e com uns toques meio Black/Thrash aqui e ali acabando por criar um autentico ritual sonoro.
Por vezes lembra-me um pouco DsO talvez pelo certo misticismo que conseguem imprimir aos quadros sonoros que se ouvem por aqui.
Temas como "Blood Eagle Sacrifice" soa-me perfeitos com uma boa vibração e um ritmo excelente....pure evil e vão sendo misturados por outros mais lentos mas com a mesma emoção negra.
Conjunto de sensações estranhas é o que se apanha tanto podemos ter vontade de espancar alguem como logo a seguir entrar num estado depressivo e meio misantropico com desejos de auto destruição.
Um tema que define bem isso é o "Witherer" em toda esta maliciosidade sonora de repente é apanhanda por algo meio "old Neurosis inspired" acabando por dar origem a um dos temas mais intensos do album.
Destaque tambem para a participação da senhora Jarboe nos temas "Invincible Sun"e "Androids, Automatons, and Nihilists" o que para alem de ser surpreendente acaba por dar uma aura ainda mais magica e tocante aos temas.
Pouco mais a dizer a não ser que entra directamente para o meu top5 deste ano.....um album surpreendente.
Original,criativo,muito bem feito e melhor muito trabalhado e porque não soberbo.
Mais uma para ouvir e dizer....FODA-SE.
http://www.megaupload.com/pt/?d=12CDUGB2

Sem comentários: