Nile - Ithyphallic


Quem não conhecer a historia e a discografia da banda,tem aqui um bom album de Death-Metal para ouvir agora os outros....
Bem é inegavel que Nile são actualmente uma das bandas mais carismaticas e inovadoras do estilo,porque ajudaram a revitalizar um pouco o som para as "massas",se bem que muitas dessas influencias meio arabes que conseguem captar já outras bandas o tinham feito,talvez não no sentido brutal caracteristico dos americanos mas pronto,a ideia já andava por ai.
Agora sobre o Ithyphallic pouco há a dizer continuam na mesma senda do "...wicked",tocado no extremo,brutal e pesadão.
Mas apesar de achar o album interessante falta ali alguma coisa,demasiados temas tocados a velocidade da luz,poucas ideias e muitos temas para encher.
O album pisca um pouco o olho ao passado é certo,mas soa tudo muito dejá vu,só espero é que não estagnem tambem é complicado renovar e depois reenovar novamente um estilo.
Algo que penso que funcionaria bem seriam uns samples adicionados as musicas,como já fizeram no passado,é que o album soa demasiado crú e directo e muito naquela.
Acho que neste album se repetem um bocado,os temas dão a ideia ser muito semelhantes entre si e muito Death.
Falta aquela coisa tipo pequeno filme sonoro que nos conseguia transportar para o Egipto antigo e enrolar no meio de linho dos pés a cabeça....apenas o "The infinty of Stone" soa a pouco.
E isso raramente acontece tirando umas parte ou outra para logo a seguir sermos novamente bombardeados por uma enxurrada de blast e riffs.
Gosto bastante do "Eat of the Dead" que confirma a ideia que tinha dele quando ouvi o sample,foge a regra dos temas até aqui,tem um riff de guitarra bem arrastdo e hipnotico fascinante do inicio ao fim e depois quando a voz do Karl entra ai sim somos atirados para dentro de uma camara funebre qualquer de uma piramide.
Pena os restantes temas não tenham a mesma qualidade deste.
Sobre os outros a rapidez do "Language..." tambem está porreira e tambem sobressai um pouco em comparação com os restantes.
Para o final e como se previa o habitual epico "Even the Gods..." não acrescenta nada ao que já fizeram e já fizeram muito melhor que isto,mas ouve muito bem.
E de uma coisa tenho quase ou mesmo a certeza,os Nile decidamente não são uma banda para se ficarem por temas de 3/4 minutos é que as coisas resultam muito melhor quando criam temas longos epicos e brutais,talvez por isso goste mais do "Eat" e do "Even" e os outros temas me passem um pouco ao lado,apesar do tema inicial prometer bastante,depois...é tipo mumificação retira,retira até o corpo fica seco..
Fica uma ideia para um album futuro,que tal 4/5 temas de 10 minutos?
Acho que se tal acontece-se poderia ser criada uma obra-prima do genero.
Até lá ouve-se um pouco naquela...e para mim ficou um pouco aquem das expectivas que tinha deste album,mas como já disse para quem quiser ouvir bom DM hoje e diferente do habitual,é um album interessante para comecar.
Eu vou continuar agarrado ao poder do "In Their Darkened Shrines" e para levar com areia nos olhos o "Annihilation of the Wicked".

Sem comentários: