Xasthur-Defective Epitaph


Com a surpreendente contratação por parte da Hydra Head,editora pertencente aos Isis era natural que uma banda com a qualidade de Xasthur começa-se a esplanar ainda mais a sua sonoridade.
Este novo album é mais um passo em frente.
Primeiro a nivel sonoro muito melhor que o anterior "Subliminal Genocide" que a meu ver perdia um pouco com todo aquele caos e de alguma atrapalhação sonora e foi algo estranho esse lancamento.
Agora recupera-se e desenvolve-se outras materias.
Neste as coisas continuam com a habitual marca Xasthuriana extremamente depressiva e morbida e com uns toques ambientais a puxar para algo que se poderia chamar Drone Black.
E por falar em morbido é talvez a melhor palavra que define todo o conjunto destes 12 temas.
Ritmo lento e funerario em que a envolvencia sonora ganha pontos quando misturada com os teclados utilizados,quase a puxar para o Dark Ambient e a bateria(real) por vezes soa a algo Summoning antigo dando um efeito bem obscuro aos temas o que misturado com os excelentes e hipnoticos riffs de guitarra transforma o album numa peça de tragedia sonora,misantropica e quase suicida.
A nivel vocal o trabalho feito pelo Malefic continua igual a sim mesmo,um misto de agonia e tristeza sempre envolvente e rasgante o que adicionado a toda esta mistura sonora algo tipo Isis morbido com BM mais necro acaba por envolver os temas num manto bastante negro.
Sim falei em Isis,mas vou explicar para os mais sensiveis,enquanto a banda do Turner consegue criar momentos planantes e belos aqui tambem se ouve isso mas numa prespectiva diferente esses momentos planantes perdem essa beleza mais obvia e ganham um sentido mais negro e funerario.
E a meu ver foi uma banda em que o Malefic foi buscar um pouco de inspiração pelo menos em algumas partes pode parecer estranho mas encontro aqui alguns pontos em comum tal como Bergraven ou aquelas cenas antigas como Elend ou Raison d´etre e Summoning.
Não chega mesmo assim ao poder do meu album perferido deles o "Telepathic with the Decesead",mas acredito que com o tempo poderá lá chegar e mesmo passa-lo porque estou mesmo a gostar destas primeiras audições.
È estranho por vezes,mas de uma banda como esta não se pode esperar cenas normais e acredito que se irá acabar por tornar numa boa companhia nos proximos temas ainda mais com a chegada do Outuno.
A descobrir.....e aqueles ultimos quatro temas do album são no minimo arrepiantes em especial o "Memorial to the Waste" aquele solo no meio é encantador....ou aquela parte ambiental no "Only the Blood that Pours is Yours".....ou todo o tema "Umblessed Be"...
Para descobrir volto a dizer e ouvir na mais obscura solidão fisca e mental,existe aqui uma carga negativa muito forte....
http://lix.in/5e4a17

Sem comentários: