Sunn O)))/Boris-Altar


A curiosidade para ouvir isto quando soube que ia sair era grande.
Bem,vamos lá ao que interessa.
Apesar de todo o hype em redor de Sunn O))) por todo o lado e do enorme apoio que tem por parte da impressa,achei bastante original este album/projecto com os japoneses Boris e não me desiludiu em nada,talvez até surpreendeu(muito) pela positiva.
Ainda mais com a participação de alguns nomes sonantes que fizeram parte ou fazem parte de bons projectos de musica alternativa dos nossos dias.
O album começa com o ETNA tema tipicamente SO))) mas com umas pisadelas(bateria) japonesesas que transformam o tema na junção perfeita das duas bandas e abre o apetite para o que se segue.
No seguinte N.L.T. parece que que somos atirados para dentro de um universo sci-fi,que cria um clima quase cinematografico.
Mas a surpresa chega com o "Sinking Belle" e se até aqui a dupla americana teve em destaque,aqui são os outros que assumem as regras e transformam o tema numa viagem melancolica e enigmatica ao nivel de um filme do David Lynch,se este tema estivesse por exemplo na banda sonora de um Twin Peeks não destoava nada mesmo,tal não é o ambiente que cria...destaque para a voz do Jesse Skies.
No tema seguinte o universo/ambiente sci-fi volta, tanto a nivel de sons como na voz samplada,e remente para os primordios de SO))) se bem que em tons diferentes, destaque para o uso subtil de uns sons no meio do tema bastante "Nileanos",que dão uma beleza meio estranha ao tema,mas que encaixam muito bem.
No tema seguinte "Fried eagle mind" e talvez o mais relacionado com Boris a viagem continua,verdadeiramente hipnotico este tema parece uma "canção de embalar" para um sonho ou pesadelo assustador,bastante negro o clima que cria.
Talvez como que a preparar os ouvidos para o ultimo tema "Blood Swamp" que tem a participacão do ex guitarrista de Soundgarden Kim Thayil e neste acho que não tenho palavras para descrever o que vai saindo das colunas tal não é a coisa.
Devo ter sido dos poucos que não achei muita piada ao ultimo de SO))),embora tenha adorado o Pink de Boris e esta colaboração entre as duas bandas recolhe o melhor feito por eles até agora,misturam e ainda tem participações muito bem escolhidas e que acertam em cheio.
Termino dizendo, a banda sonora esta feita,agora venha o filme...que isto para alem de uma colaboração entre duas bandas a frente e algo mais,se existem filmes para serem vistos,tambem existem albuns para serem ouvidos...e isto é uma banda sonora para um filme...um filme bem negro e assustador,que deve ser visualizado nem que seja na nossa mente.

O santo não caiu do Altar mantem-se de pé,mas escorrem lagrimas de sangue a cara abaixo.

Sem comentários: