Obituary - Xecutioner's Return


Uma das bandas de Death-Metal que mais me marcaram na decada passada está volta aos grandes albuns ou pelo menos assim se espera.
Formados e criados na Florida,viveiro de inumeras bandas que fizeram a crescer e estabelecer um genero musical marcadamente violento e pesado tanto musicalmente como liricamente.
Albuns como o "Slowly we Rot" ou "Cause of Death" hoje em dia vistos como classicos do genero continuam actuais e a ter efeitos perversos em quem os coloca a rodar.
Muito se deve a isto a qualidade dos musicos envolvidos ao longo destes anos quem não se recorda dos solos do James Murphy vs Trevor no Cause ou da primeira vez que se ouvem os berros completamente insanos do John Tardy no SwR,ou das excelentes prestações do Donald na bateria?
Marcaram uma Era na musica extrema e puxaram muita boa gente para dentro do estilo(eu incluido).
Depois desta fase bem mais obscura e Frostiana as coisas mudaram um pouco com a chegada do The End Complete.
Album por muita gente visto como talvez o mais conseguido deles,(no meu caso discordo um pouco mas são opiniões)que os vem estabelecer como um dos pilares mais solidos do Death-Metal feito na Florida e a nivel mundial.
Neste album é quase impossivel ouvirmos sem nos mexermos nem que se seja apenas o pé.
A dose de groove adicionada ao peso da banda resulta bem,mas deixa um pouco de parte aqueles ambientes dos dois albuns anteriores e aquele combate lento de peso vs solos massacardo pela voz do Tardy é interessante e ok original.
A partir daqui as coisas já não funcionaram tão bem quer a nivel de albuns(muito politicos) quer musicalmente falando até a voz do John mudou e passou a ser perceptivel coisa que até aqui era quase impossivel de ouvir.
Muitos fans da banda torceram o nariz ao novo rumo que estavam a ter e acabaram por desligar um pouco da banda coisa que levou a que dessem terminada a carreira por uns anos embora alguns dos membros continuassem ligados a outros projectos uns mais pesados que outros.
Em 2005 regressam com um novo album depois de um hiato de alguns anos pode-se dizer que foram umas passadas meio a medo mas que bem vistas as coisas agora parecem ter sido as mais correctas.
E assim chegamos a 07 e supostamente levamos com um regresso aos primordios da banda até o nome do album invoca isso mas será mesmo?
Bem as caracteristicas da banda estão todas lá,temas curtos, solos rasgantes e um bom trabalho vocal até os nomes das musicas invocam um pouco esse passado.
Mas a meu ver o album aproxima-se mais do que fizeram na altura do "The End Complete"/"World Demise" se bem que por vezes parece que tanto nos querem puxar para essa fase como para a anterior e a dadas alturas parece que as misturam se ouvirmos o album varias vezes do principio ao fim.
Embora se note que este album seja um pouco mais rapido existem coisas meio estranhas aquela melodia no "Second Change" soa estranha e dá ar de cover se compararmos como o melhor tema do album "Contrast the Dead" este sim um regresso ao tempos dos Xecutioner ou o "In Your Head" aquele começo é arrepiante.
Depois existem um ou dois temas que apenas parece que estão ali para encher,mas nada de grave.
Mas no geral acaba por ter nota acima da media tambem e é o minimo que se pode pedir a uma banda com a historia destes senhores,mas é superior ao Frozen a meu ver e de que maneira.
http://rapidshare.com/files/45106228/Obituary-xecutioners_returnbyAkhylys.rar
PW:bunalti.com

Sem comentários: