Process of Guilt - Renounce


Existem bandas que sempre surpreendem,mas por cá isto é uma situação muito pouco comum ainda mais falando de Doom,estilo muito em voga aqui há uns anos em Portugal se bem que muitas vezes misturado com Death,que com o decorrer do tempo abrandou e perdeu um pouco a força para o BM e outros estilos.
E falando de Doom em Portugal desde os saudosos Heavenwood que não ouvia uma banda com tanta qualidade e pronta a competir com o que vêm de lá de fora.
Tambem hoje em dia e depois do desaparecimento dos citados Heavenwood,apenas Desire com as suas intermitencias lá vai conseguindo manter o céu coberto de cinzento,mas mesmo assim não chega depois existem aqueles projectos que esperam vingar com as vozes meio a fugir para o gotico mas isso pouco ou nada conta e sinceramente não acho nada de interessante ouvir.
Bem mas mudando de assunto e vamos ao que interessa,Process of Guilt e o album Renounce.
Antes de mais devo dizer que este é um dos melhores albuns de Doom que ouvi nos ultimos anos ao nivel sei lá de The Mourning Never Come ou de um Solinari.
E por falar nisso Morgion é talvez a banda que mais vêm a memoria quando se ouve o album,principalmente quando vêm ao de cima aquelas partes lentamente guturais a nivel vocal ou em certas partes dos temas ouçam por exemplo Becoming Light (tema simplesmente fantastico) e digam se não poderia estar num album os defuntos americanos.
Em apenas sete temas,sete longos temas na minha opnião pode-se ouvir e encontrar tudo o que de melhor ajudou a alimentar este estilo tão funebre e triste,encontras-se lá de tudo desde momentos antigos a lá Paradise Lost até a Shape of Despair ou a bandas que não sendo do estilo procuram inspiração no mesmo.
Inspiração essa que se nota bastante em alguns temas a nivel instrumental como o Window,que se estivem no album de uma banda de post rock não sairiam de todo deslocados.
E a nivel instrumental a meu ver é que se encontra a beleza e encanto do album existem passagens verdadeiramente fantasticas,sejam em solos de guitarra soberbos como acontece no tema que referi em cima(se bem que acontece em todos os temas),seja quando tudo funciona como um todo,encaixa tudo de uma maneira entranhante e sobertudo encantadora.
Fala-se muitas vezes de bandas geniais que muitas vezes nem o são apenas rebentam nem se sabe muito bem porquê(editoras grandes poder dos media etc),mas existem outras que para encontrarem o caminho certo por mais sinuoso que seja seguem sempre uma linha condutora que não falha,a meu ver é o caso dos Process of Guilt.
Demonstram que quando as coisas são feitas com cabeça e bem feitas nem é necessario seguir modas para rebentar,basta ser-se competente naquilo que se faz.
Existem albuns que marcam quem os ouve, aconteçe comigo e com voçês decerto outros passam ao lado e são descobertos mais tarde ou nunca o são,espero que não aconteça isto com este,acreditem que vale a pena.
Simplesmente fabuloso....não é para renegar.

Sem comentários: